Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO

O Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO.

A capacitação terá lugar, no dia 29 de fevereiro, em Maputo, em regime híbrido – presencial e virtual, e vai juntar cerca de 25 participantes. O treinamento visa formar os técnicos das instituições públicas e privadas do Ecossistema do Comércio Externo a nível nacional na utilização da ferramenta de padrões da UNIDO e aumentar a sensibilização para o cumprimento da qualidade.

Importa realçar que participação activa de Moçambique no Comércio Internacional exige a implementação e utilização de ferramentas como a Standards Compliance Analytics (SCA) que tem como propósito facilitar a utilização de dados de rejeição para identificar os principais desafios de conformidade enfrentados pelos países exportadores, com vista melhorar o direcionamento dos investimentos na construção de capacidades de conformidade relevantes.

Assim, o desenvolvimento de um ecossistema de comércio externo abastecido em termos de conformidade de qualidade requer instituições de formação no domínio dos instrumentos estratégicos, facto que justifica a realização desta formação, com os segiuntes objectvos:

i) Explorar as tendências globais de acordo com os padrões mundiais, os desafios e o desempenho dos países exportadores.
ii) Comparar o desempenho de países vizinhos ou parceiros em diferentes mercados, produtos, desafios específicos de conformidade.
iii) Avaliar o desempenho dos países exportadores em mercados específicos.

O projecto PROMOVE Comércio-Moz é implementado pela UNIDO, com fundos da União Europeia visando promover a competitividade das exportações.

Entrevistas Relacionadas

Amantes da Liga dos Campeões vivem emoções da final em Maputo

A Liga dos Campeões da UEFA, a chamada liga...

Feira Internacional no Maláui: Moçambique exibe potencialidades económicas e atrai Investidores

A presença de Moçambique na 34.ª Feira Internacional de...

OMC projecta crescimento de 5,3% nas exportações africanas em 2024

Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), as exportações...