No âmbito da implementação do Acordo de Partilha de Produção, conhecido como Projecto PSA (Production Sharing Agreement, em inglês), a Sasol Moçambique está a garantir a transferência de conhecimentos e habilidades à mão-de-obra nacional.
Com efeito, um total de 11 colaboradores moçambicanos da petroquímica, foram internacionalmente certificados nas suas diversas áreas de especialização, consideradas essenciais para a indústria, nomeadamente trabalho em altura, fluidos e perfurações (NExT SLB), cimentação de poços de gás, e controlo de perfuração de poços (IWCF).
Segundo a Sasol, a iniciativa contempla componentes que vão desde a formação técnico profissional, rstágios profissionais para jovens recém-graduados nas diversas universidades que fazem parte da carteira do progrma “Exposição Prática dos Engenheiros” da Sasol, em parceria com Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e do Instituto Nacional de Petróleo (INP).
Ashley Grow, Vice-presidente de Saúde, Higiene e Meio Ambiente da Sasol reconheceu as habilidades que os formados demonstraram durante o período da capacitação, tendo referido que o treinamento vai reforçar a segurança no trabalho, um dos pilares fundamentais na área de Petróleo e Gás.
“Devem observar sempre os procedimentos de segurança na execução das suas tarefas, em particular quando se trabalha em altura”, aformou.
Por seu turno, Januário Mucavele, Director de Recursos Humanos da Sasol em Moçambique, reiterou a importância do desenvolvimento do capital humano, que é uma das prioridades da Sasol, no âmbito da implementação do Projecto PSA.
“A Transferência de Habilidades, dos estrangeiros com largos anos de experiência nesta indústria, é, indubitavelmente, um importante ganho para Moçambique”. Este é um capítulo que representa o legado da Sasol em Moçambique”, enfatizou Mucavele.
“Agradeço à Sasol pela oportunidade de formação profissional. Com os conhecimentos adquiridos vou garantir a minha segurança, a dos colegas e dos equipamentos na execução das minha tarefas”, expressou-se Sílvia Matusse, formada em Trabalho em Altura.
Em suma, a Sasol refere que o Plano de Transferência de Competências aos moçambicanos foi co-criado pela Sasol e o Governo de Moçambique, visando formar moçambicanos em diferentes áreas na indústria de petróleo e gás, munindo-lhes de competências para responder aos mercados nacional e internacional.