Quarta-feira, Fevereiro 5, 2025
spot_img

Projecto TRILAND: INATUR e parceiros regionais impulsionam turismo transfronteiriço na África Austral

O Instituto Nacional do Turismo (INATUR) participou, da primeira fase do projecto TRILAND 2024-25, em colaboração com parceiros de Eswatini e da África do Sul. A iniciativa visa promover um corredor turístico que integre destinos naturais, culturais e históricos de Moçambique, Eswatini e a província sul-africana de Mpumalanga.

Realizada em Eswatini , a primeira fase do projecto incluiu visitas a atracões como o Summerfield Botanical Gardens, Mantenga Cultural Village e o Hlane Royal National Park. Durante o evento, as delegações exploraram os principais pontos turísticos do Reino e participaram de um intercâmbio de negócios entre operadores turísticos dos três países.

Richard Baulene, Director-Geral do INATUR e líder da delegação moçambicana, enfatizou que o TRILAND fortalece o relacionamento entre os países, incentivando a cooperação e a troca de experiências. “Queremos que estas acções contribuam para o aumento de turistas em Moçambique e promovam o interesse pelos destinos que cobrem as três regiões”, afirmou.

A ministra do Turismo e Ambiente de Eswatini , Jane Mkhonta, destacou o compromisso de seu país em trabalhar junto a Moçambique e África do Sul, garantindo que o projecto resulte em actividades tangíveis e sustentáveis.

A próxima fase do TRILAND ocorrerá em Moçambique, de 2 a 4 de Dezembro, com foco na província de Maputo. O programa incluirá visitas a Macaneta e à cidade da Matola, além de encontros com operadores turísticos locais. A terceira fase está programada para Fevereiro de 2025 na província de Mpumalanga, África do Sul, onde as delegações explorarão o potencial turístico da região.

O projecto TRILAND visa aumentar o fluxo de turistas, fomentar a cooperação entre os países, diversificar produtos turísticos e valorizar o património natural e cultural da região.

Noticias Relacionadas

Plataformas digitais passam a pagar impostos

Plataformas digitais internacionais de serviços turísticos poderão ser obrigadas...

Mais de 13 000 reservas turísticas canceladas no Sul devido aos protestos

Mais de 13.000 reservas turísticas canceladas na província de...

Moçambique acolhe em Dezembro, a segunda edição do Projecto Triland

Os operadores turísticos baseados em Moçambique comprometem-se a contribuir...

Turismo moçambicano impulsiona economia, contribuindo com mais de 4% do PIB

O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou o crescimento...