Quinta-feira, Novembro 21, 2024
spot_img

Província de Manica investe na capacitação de agricultores de trigo e hortícolas

O Governo da província de Manica, no centro do País, está em diálogo com diversos parceiros para financiar assistência técnica a cerca de 300 agricultores, com o objectivo de aumentar a produção de hortícolas no distrito de Sussundenga, segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Ernesto Lopes, director provincial de Agricultura e Pescas, explicou: “Estamos em fase de diálogo activo com diversos parceiros para assegurar os recursos financeiros necessários. Pretendemos não só aumentar a área cultivada, mas também melhorar a técnica agrícola dos nossos camponeses.” O projecto começará em uma área de 200 hectares, beneficiando da existência de infra-estruturas de regadio capazes de irrigar até 577 hectares.

“Queremos criar um sistema sustentável que beneficie os produtores e crie um mercado robusto para os consumidores locais e regionais”, afirmou o director. O plano também inclui estratégias para fortalecer a cadeia de valor agrícola local, contribuindo para uma maior estabilidade económica dos agricultores.

Está prevista a concessão da vila agrária de Tsetsera, um investimento que ronda o milhão de dólares, como parte de uma iniciativa mais ampla para transformar a província de Manica em um dos principais polos de produção de trigo e hortícolas do País. “Visualizamos um futuro onde Manica é um exemplo de produtividade e inovação agrícola em Moçambique”, concluiu Ernesto Lopes.

Entrevistas Relacionadas

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...

Moçambique poderá reduzir importações com a produção local de biocombustíveis

Moçambique tem as condições agrícolas necessárias para produzir grandes...

IIAM recebeu um financiamento de 17 milhões de meticais para produção de sementes melhoradas em Nampula

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) garantiu...

Lançado fundo de 11,5 milhões de dólares para PME de alimentos nutritivos em Moçambique

A Confederação das Associações Económicas (CTA) e a Aliança...