O Governo da província de Manica, no centro do País, está em diálogo com diversos parceiros para financiar assistência técnica a cerca de 300 agricultores, com o objectivo de aumentar a produção de hortícolas no distrito de Sussundenga, segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM).
Ernesto Lopes, director provincial de Agricultura e Pescas, explicou: “Estamos em fase de diálogo activo com diversos parceiros para assegurar os recursos financeiros necessários. Pretendemos não só aumentar a área cultivada, mas também melhorar a técnica agrícola dos nossos camponeses.” O projecto começará em uma área de 200 hectares, beneficiando da existência de infra-estruturas de regadio capazes de irrigar até 577 hectares.
“Queremos criar um sistema sustentável que beneficie os produtores e crie um mercado robusto para os consumidores locais e regionais”, afirmou o director. O plano também inclui estratégias para fortalecer a cadeia de valor agrícola local, contribuindo para uma maior estabilidade económica dos agricultores.
Está prevista a concessão da vila agrária de Tsetsera, um investimento que ronda o milhão de dólares, como parte de uma iniciativa mais ampla para transformar a província de Manica em um dos principais polos de produção de trigo e hortícolas do País. “Visualizamos um futuro onde Manica é um exemplo de produtividade e inovação agrícola em Moçambique”, concluiu Ernesto Lopes.