Sexta-feira, Abril 18, 2025
spot_img

Quase 210 empreendimentos ligados ao turismo abriram em 2024

De acordo com dados da execução orçamental de Janeiro a Dezembro, no sector do turismo “entraram em funcionamento 208 empreendimentos”, dos quais 68 de alojamento.
Quase 210 empreendimentos no sector do turismo entraram em funcionamento em Moçambique em 2024, apesar da retração na área devido à tensão pós-eleitoral que se verifica desde Outubro em todo o país.
De acordo com dados da execução orçamental de Janeiro a Dezembro, no sector do turismo “entraram em funcionamento 208 empreendimentos”, dos quais 68 de alojamento.
O levantamento do Governo aponta ainda para 108 empreendimentos de restauração e bebidas e 32 agências de viagens, mas acrescenta que para “melhorar a prestação dos serviços na área de hotelaria e turismo” foram capacitados em todo o ano passado 1.231 profissionais em áreas operacionais de hotelaria e turismo.
Ademais, para “incrementar o surgimento de micro, pequenas e médias empresas” no sector do turismo, foram financiados pelo Estado seis projectos, no valor de 5,5 milhões de meticais (82.000 euros), entre as províncias de Zambézia, Tete e Gaza, além da cidade de Maputo.
Este investimento, diz a Lusa, foi feito essencialmente nos três primeiros trimestres do ano, seguindo-se um período de forte agitação social na sequência das eleições gerais de 09 de Outubro.

Noticias Relacionadas

Plataformas digitais passam a pagar impostos

Plataformas digitais internacionais de serviços turísticos poderão ser obrigadas...

Mais de 13 000 reservas turísticas canceladas no Sul devido aos protestos

Mais de 13.000 reservas turísticas canceladas na província de...

Projecto TRILAND: INATUR e parceiros regionais impulsionam turismo transfronteiriço na África Austral

O Instituto Nacional do Turismo (INATUR) participou, da primeira...

Moçambique acolhe em Dezembro, a segunda edição do Projecto Triland

Os operadores turísticos baseados em Moçambique comprometem-se a contribuir...