Tuesday, December 2, 2025
spot_img

Refinaria de gás de Temane regista avanço significativo   

A unidade terá capacidade para produzir 23 milhões de Gigajoules de gás natural por ano, que vai resultar, por sua vez, em 30 mil toneladas de gás de cozinha anualmente.

A produção do GPL, designado gás de cozinha, vai responder a cerca de 70 por cento das necessidades do país, abrindo-se também a possibilidade de exportação para os países da região, num investimento orçado em 760 milhões de dólares norte-americanos.

A fábrica de produção de GPL em Moçambique deverá criar oportunidades de negócios em toda a sua cadeia de valor, desde a produção, transporte a granel, armazenamento, enchimento, distribuição e revenda ao público.

A primeira pedra da infraestrutura  foi lançada no dia 28 de Marçco de 2022 e permitirá a implementação integrada dos projectos de produção de 23 PJ/a de gás natural para a geração de energia eléctrica.

O empreendimento terá também o potencial de gerar 4 mil barris de petróleo leve destinados à exportação. O projecto integrado prevê a criação de 3 mil postos de trabalho, directos e indirectos

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...