O Ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Max Tonela, sublinhou a necessidade urgente de garantir os compromissos de financiamento para que a TotalEnergies possa reiniciar seu projecto de produção de gás natural em Cabo Delgado ainda este ano.
Durante uma reunião com agências de financiamento envolvidas no projecto, Tonela destacou o papel crítico das agências de crédito à exportação na aprovação atempada do projeto.
“A TotalEnergies está trabalhando para retomar o projecto de Gás natural antes do final deste ano”, afirmou Tonela.
Após um ataque em março de 2021, a TotalEnergies suspendeu suas operações em Cabo Delgado devido à violência na província.
O CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, anunciou recentemente a intenção da empresa de relançar o projeto até o final do ano.
A província de Cabo Delgado enfrenta uma insurgência armada há seis anos, com alguns ataques atribuídos a uma afiliada local do Estado Islâmico.
As forças armadas moçambicanas, apoiadas por contingentes de Ruanda e da SADC desde julho de 2021, lideram os esforços no combate ao terrorismo.
A intervenção conjunta entre as forças destacadas para combater a insurgência que assola a província do Norte de Moçambique já está a mostrar resultados positivos, com progressos visíveis. Em virtude dessas melhorias, as populações já estão a retornar a suas zonas de origem.