Sunday, April 5, 2026
spot_img

Reinício do projecto de GNL passa por garantias de financiamento

O Ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Max Tonela, sublinhou a necessidade urgente de garantir os compromissos de financiamento para que a TotalEnergies possa reiniciar seu projecto de produção de gás natural em Cabo Delgado ainda este ano.

Durante uma reunião com agências de financiamento envolvidas no projecto, Tonela destacou o papel crítico das agências de crédito à exportação na aprovação atempada do projeto.

“A TotalEnergies está trabalhando para retomar o projecto de Gás natural antes do final deste ano”, afirmou Tonela.

Após um ataque em março de 2021, a TotalEnergies suspendeu suas operações em Cabo Delgado devido à violência na província.

O CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, anunciou recentemente a intenção da empresa de relançar o projeto até o final do ano.

A província de Cabo Delgado enfrenta uma insurgência armada há seis anos, com alguns ataques atribuídos a uma afiliada local do Estado Islâmico.

As forças armadas moçambicanas, apoiadas por contingentes de Ruanda e da SADC desde julho de 2021, lideram os esforços no combate ao terrorismo.

A intervenção conjunta entre as forças destacadas para combater a insurgência que assola a província do Norte de Moçambique já está a mostrar resultados positivos, com progressos visíveis. Em virtude dessas melhorias, as populações já estão a retornar a suas zonas de origem.

Noticias Relacionadas

Moçambique líquida dívida ao FMI e zera saldo em 630 milhões de euros

Moçambique concluiu o pagamento integral da sua dívida ao...

Desequilíbrios fiscais ameaçam 50 mil milhões de dólares em projectos de gás, alerta Banco Mundial

O Banco Mundial emitiu um dos alertas mais severos...

Moçambique ajusta o seu modelo económico: sinais de pressão, mas com oportunidades estruturais em formação

Moçambique entra numa fase de reajuste económico que, embora...