Saturday, September 12, 2026
spot_img

Reservas obrigatórias: Aperto do BM aos bancos comerciais vai limitar concessão de crédito

Segundo a AMB, esta é uma transferência única de depósitos, sendo 47 mil milhões de meticais relativos aos depósitos em meticais e 254 milhões relacionados aos depósitos em dólares.

Num comunicado, a organização bancária refere que, mensalmente, o nível de depósitos em reserva poderá ser ajustado de acordo com a evolução da Carteira de Depósitos na banca comercial.

Em termos acumulados, os ajustamentos nos coeficientes de reservas obrigatórias de Janeiro e Maio do ano em curso, retiram dos bancos o equivalente 2.62 mil milhões de dó lares ou seja 12.7 por cento do PIB, limitando, assim, a capacidade de concessão de crédito.

A AMB entende, no entanto, que o aperto adicional da política monetária visa garantir que a inflação a médio prazo se mantenha a um dígito.

Texto: Profile

Créditos: Carta de Moçambique e Zambeze

Noticias Relacionadas

CTA pede ao Banco Central medidas para reduzir custo do crédito às empresas

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) desafiou...

INCM aponta melhorias na qualidade das chamadas e falhas na disponibilidade das redes

A qualidade dos serviços móveis em Moçambique registou avanços...

Moza Banco lança linha de financiamento para mulheres empreendedoras com apoio do BEI

O Moza Banco lançou uma nova linha de financiamento...

Cinco maiores bancos lucram 8 mil milhões de meticais no primeiro semestre

Os cinco maiores bancos moçambicanos obtiveram lucros líquidos de...