Friday, September 11, 2026
spot_img

Rovuma LNG prevê gerar 6 mil milhões de dólares e criar 7.500 empregos na fase de construção

O projecto Rovuma LNG, liderado pela ExxonMobil Moçambique e pelos parceiros da Área 4 da Bacia do Rovuma, deverá gerar cerca de 6 mil milhões de dólares em actividade económica no país e criar aproximadamente 7.500 oportunidades de emprego para moçambicanos durante a fase de construção.

A informação foi divulgada após a selecção do consórcio formado pela Saipem e pela Jan De Nul para a execução do contrato de engenharia, aprovisionamento, construção e instalação (EPCI) do segmento upstream do projecto.

Paralelamente, foram adjudicados contratos de serviços logísticos a duas empresas moçambicanas — CFML Logistic, S.A. e Alistair Group Mozambique, Lda. — no âmbito das operações de apoio à base logística do projecto.

A escolha dos empreiteiros constitui mais um avanço na preparação do desenvolvimento do Rovuma LNG, que integra a Área 4 da Bacia do Rovuma, uma das principais zonas de gás natural de Moçambique.

Além do impacto económico previsto, o projecto deverá criar oportunidades para empresas nacionais e trabalhadores moçambicanos, através da participação na cadeia de fornecimento, prestação de serviços e desenvolvimento de competências associadas à indústria de gás natural.

A selecção dos parceiros ocorre enquanto os promotores avançam com os preparativos para a implementação do projecto, que representa uma das maiores apostas de investimento no sector energético do país.

Fonte: Integrity

Noticias Relacionadas

Produção de gás em Temane e Pande cai e reduz lucro da CMH em quase 10 milhões de dólares

A produção e venda de gás natural e condensado...

Saipem-Jan De Nul selecionado para obras de engenharia e instalação do projecto em Cabo Delgado

Os parceiros da Área 4 do Projecto Rovuma LNG...

TotalEnergies anuncia nova descoberta de petróleo em Angola e reforça investimentos no país

A TotalEnergies anunciou uma nova descoberta de petróleo em...

Petróleo ultrapassa 100 dólares por barril com agravamento das tensões no Médio Oriente

O preço do petróleo bruto ultrapassou 100 dólares por...