google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Domingo, Julho 6, 2025
spot_img

 Rubis de Moçambique dinamizam o mercado da África Austral

Segundo o portal está prevista a entrada em funcionamento de uma segunda fábrica de processamento em Montepuez durante o primeiro semestre de 2025, o que permitirá à Gemfields, introduzir novos produtos de rubi no mercado e explorar mais a sua área de licença.

A Gemfields explora os rubis de Cabo Delgado, em Namanhumbir através da empresa Montepuez Ruby Mining (MRM). Os depósitos de Montepuez foram descobertos em 2009. O envolvimento da Gemfields começou em junho de 2011, quando foi assinado um acordo de joint venture entre a Gemfields e a Mwiriti Lda, o detentor original do título.

Nesse processo, a Gemfields adquiriu 75 por cento da mina de Montepuez. É geralmente reconhecida como um dos maiores depósitos de rubi no mundo e a maior mina de rubi em produção.

A MRM tem anunciado, pelo menos duas vezes por ano, receitas da venda de rubis, que aconetecem fora do país. Os lucros dos leilões rondam em média aos 37,2 milhões de dólares americanos.

Igualmente, as esmeraldas da Zâmbia, que se encontram entre as mais antigas da Terra, são apontadas como estando ao lado dos rubis nacionais e a movimentar o mercado da região.

Noticias Relacionadas

Cimeira Empresarial EUA–África: MozParks apresenta-se no painel “Investir em Moçambique” 

 A MozParks participou esta semana no painel “Investir em...

Grupo sul-africano Vision Sugar compra açucareiras de Xinavane e Mafambisse

A Vision Sugar, uma empresa agro-industrial de capital maioritariamente...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Moamba atrai novo investimento industrial internacional

O distrito da Moamba, na província de Maputo, prepara-se...