Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
spot_img

Gemfields: Vende 69,5 milhões de dólares em leilão

A empresa de mineração londrina, anunciou uma conquista de 69,5 milhões de dólares em um leilão de rubis brutos de qualidade exímia. A notável iniciativa, ocorrida em Banguecoque, Tailândia, marcou não apenas a excelência das gemas, mas também a transição eficaz para um formato de leilão virtual, garantindo a participação global.

Durante o período de 20 de Novembro a 5 de Dezembro, os 97 lotes foram exibidos em Banguecoque para visualização privada e presencial, com os lances subsequentes conduzidos por meio de uma plataforma online adaptada pela Gemfields, permitindo a participação de clientes em várias partes do mundo.

Originados no distrito de Montepuez, norte de Moçambique, os rubis foram extraídos pela Montepuez Ruby Mining Limitada (MRM), detentora de 75% da propriedade pela Gemfields e 25% pela Mwiriti Limitada. Destacando o compromisso com as origens, a Gemfields anunciou que os rendimentos totais do leilão serão repatriados para a MRM em Moçambique, com todos os royalties devidos ao governo moçambicano, solidificando a contribuição socioeconómica.

Adrian Banks, director administrativo de produtos e vendas da Gemfields, enfatizou que o sucesso do leilão não apenas sustenta a saúde contínua do mercado, mas também impulsiona a empresa para além dos 2 bilhões de dólares em vendas acumuladas em leilões de esmeraldas e rubis. Este feito é uma realização significativa, evidenciando o compromisso integral da empresa em reinvestir nas nações de origem e cumprir obrigações fiscais substanciais, aproximando-se dos 400 milhões de dólares destinados aos governos de Moçambique e Zâmbia.

Os rubis provenientes de Cabo Delgado têm despertado grande interesse no mercado global, especialmente na Ásia. Mesmo diante de desafios, como os períodos de fechamento em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19, a Gemfields continua a prosperar, reforçando seu papel essencial na economia moçambicana e além-fronteiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe:

spot_imgspot_img

Mais Lidas

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Presidente da República exige mais transparência na comercialização de minérios

Durante a inauguração do Laboratório de Geologia do Instituto...

ONU: Moçambique é um dos países que menos canaliza receitas da indústria extractiva às comunidades

Segundo dados do Instituto de Pesquisa das Nações Unidas...

Governo moçambicano apoia utilização de grafite para produção de baterias

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Gaza: Exportação de areias pesadas de Chibuto inicia no primeiro trimestre de 2024

A empresa chinesa Ding Sheng Minerals, SA, responsável pela...