Domingo, Agosto 31, 2025
spot_img

Samsung é a marca de telemóveis mais utilizada no país

A informação é proveniente do StatCounter e revela que, em termos de marca com maior participação em Moçambique, de Janeiro a Dezembro de 2024, a Samsung lidera com uma percentagem de cerca de 22%.

O StatCounter é uma plataforma de análise de tráfego ou de participação de determinados serviços ou produtos em várias regiões. No caso dos dados apresentados, referem-se à participação de cada marca na venda de dispositivos como smartphones e tablets.

No Top 5, após a Samsung, que ocupa o primeiro lugar, seguem-se as marcas Itel (12%), Tecno (11,6%), Oppo (9,4%) e Huawei (9,4%). Apenas depois aparecem marcas como Xiaomi, Apple e Infinix, que ocupam, respectivamente, a sexta, sétima e oitava posições.

Em termos de venda de tablets, a Samsung mantém-se como líder. No entanto, desta vez, a Apple ocupa o segundo lugar, seguida pela Huawei.

A concepção destes dados baseia-se em análises de mais de cinco mil milhões de visualizações de páginas mensais para cerca de 1,5 milhão de sites, com o objectivo de estimar as principais marcas e fornecedores em vários sectores e regiões.

Android é o rei do mercado

Com a presença de cerca de cinco marcas que utilizam Android nos seus telemóveis, este sistema operativo demonstra ser o que domina o mercado, em comparação com o iOS, exclusivo da Apple (iPhone).

O preço para aquisição dos dispositivos pode ser um dos principais factores. A Samsung oferece uma maior variedade de modelos de smartphones e, devido a essa diversidade, a acessibilidade aumenta. Já no caso do iPhone, adquirir uma versão actual pode custar quase 50% mais do que um smartphone Android.

Além disso, não se trata apenas da Samsung: outras marcas mencionadas anteriormente também utilizam o sistema Android nos seus dispositivos, o que proporciona maior diversidade, seja em preços, tamanhos ou desempenho. Por outro lado, o iOS é limitado exclusivamente ao iPhone, fabricado pela própria Apple.

Ainda que os dados apresentem uma forma de participação de mercado em termos de utilização, eles não reflectem a participação real de mercado de vendas, que é controlada por outras organizações, como a Counterpoint e a International Data Corporation.

Noticias Relacionadas

Novo conjunto de talentos são formados e integrados na equipa da Vodacom Mocambique.

A Vodacom Moçambique celebrou a conclusão da turma 2023...

M-Pesa e Vivo firmam parceria para impulsionar a inovação e a inclusão digital

A Vodafone M-Pesa, serviço de pagamentos móveis da Vodacom...

Millennium bim celebra seus 30 anos em Moçambique com lançamento de mais uma campanha

O Millennium bim lançou uma nova campanha institucional em...

Nova parceria reforça Economia Azul Sustentável

A consolidação de parcerias estratégicas em prol da Economia...