Terça-feira, Fevereiro 4, 2025
spot_img

Samsung Heavy Industries pretende construir a plataforma flutuante na Bacia do Rovuma

Moçambique está prestes a dar um passo significativo na indústria de gás, com a construção da segunda plataforma flutuante para extracção de gás liquefeito na Bacia do Rovuma. Um acordo firmado entre a Samsung Heavy Industries, da Coreia do Sul, e o Governo moçambicano durante a visita do Presidente Filipe Nyusi ao país, foi anunciado pelo jornal O País nesta Segunda-feira, 3 de Junho.

O encontro entre Filipe Nyusi e o vice-presidente da Samsung Heavy Industries, Young Kyu Han, resultou na decisão de construir a segunda plataforma flutuante de exploração de gás liquefeito, seguindo o sucesso da primeira plataforma já instalada em Cabo Delgado.

A nova plataforma, construída em colaboração com a Technique da França e a JDC do Japão, terá uma capacidade anual de produção de 3,4 milhões de toneladas métricas. No entanto, o início das obras está sujeito à aprovação dos planos de desenvolvimento pelo Governo de Moçambique.

O vice-presidente da Samsung Heavy Industries expressou sua expectativa em relação à aprovação dos planos de desenvolvimento, indicando que, se aprovados neste semestre, a construção da plataforma poderia começar já no terceiro trimestre de 2024.

Além da construção da plataforma, outras possibilidades de cooperação entre a Samsung e Moçambique foram discutidas, com foco na indústria pesada. A Samsung, uma empresa renomada na construção naval e de plataformas flutuantes, demonstrou interesse em expandir sua presença no país.

O encontro entre o Presidente Nyusi e representantes da DAEWO, também envolvidos no projecto de exploração de gás, e da Kogas, empresa parceira na Área 4 da bacia do Rovuma, demonstra o compromisso contínuo de Moçambique em promover investimentos e desenvolvimento no sector de energia.

Noticias Relacionadas

Eni compromete-se a projectar Moçambique na indústria global de GNL

A petrolífera italiana Eni reafirmou o seu compromisso em...

Moçambique planeia usar reservatórios de gás para combater alterações climáticas

Moçambique está adoptando uma abordagem inovadora para combater as...

IMOPETRO procura novo fornecedor de combustíveis

A Importadora Moçambicana de Petróleos (IMOPETRO) está à procura...

Importação de GNL é uma necessidade essencial para a África do Sul

A África do Sul importa cerca de 90% da...