Friday, May 22, 2026
spot_img

Sasol abandona pesquisas nos blocos 16/19

A petrolífera sul-africana Sasol renunciou a uma licença de pesquisas por hidrocarbonetos ao largo da costa Moçambicana depois de avaliar o potencial de exploração e o impacto ambiental, anunciou em comunicado.

Após uma avaliação do potencial de exploração e uma avaliação do relatório da fase de pré-viabilidade do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a Sasol decidiu renunciar à sua licença de pesquisa nos Blocos 16/19 da costa de Moçambique”, referiu a empresa.

Os blocos estão situados a este e nordeste do Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto, primeira área de conservação marinha de Moçambique, ao largo da província de Inhambane. A petrolífera recebeu a licença em 2005 e realizou pesquisas em águas profundas até 2013, focando-se depois nas águas rasas. Face à “sensibilidade ambiental da área”, a Sasol promoveu um estudo através da firma Golder & Associates de consultoria especializada em meio ambiente que contribuiu para a decisão.

“A Sasol devolverá o Bloco 16/19 na sua totalidade ao Governo de Moçambique”, sendo que “já foi enviada, às autoridades moçambicanas relevantes, uma notificação de retirada”, concluiu. A Sasol explora reservas de gás desde 2004 em Temane e Pande, em terra, na província de Inhambane, com gasodutos para a África do Sul e Maputo, alimentando ainda a central elétrica moçambicana de Ressano Garcia, na província de Maputo.

Na mesma área ‘onshore’ onde tem a produção, a petrolífera mantém atividades de pesquisa e desenvolvimento, além de ser parceira em pesquisas num outro bloco (A5-A) em alto-mar na bacia de Angoche, ao largo do centro do país.

FONTE: Lusa

Clipping original: https://www.sasol.com/media-centre/media-releases/sasol-relinquishes-blocks-16-19-license

Noticias Relacionadas

Projecto Rovuma LNG espera gerar receitas de até 150 Mil Milhões de dólares

O projecto Rovuma LNG, liderado pela ExxonMobil na Bacia...

Projecto Mozambique LNG atinge 42% de execução

O projecto Mozambique LNG, liderado pela TotalEnergies, atingiu 42%...

Área 4: GNL moçambicano chega a Singapura

Um novo carregamento de Gás Natural Liquefeito proveniente da...

ENH assina acordo com EDM, CFM e HCB para fornecimento de gás ao mercado doméstico

A ENH, EDM, CFM e HCB unem forças para...