Tuesday, December 2, 2025
spot_img

Sasol vende participação no Gasoduto de Moçambique

A Sasol Ltd. concordou em vender uma participação de 30% do gasoduto de gás natural que liga Moçambique à África do Sul por um montante de 20 mil milhões de meticais (361 milhões de dólares), a fim de pagar a dívida. 

O negócio surge como parte de um programa acelerado de vendas de activos que ajudará a Sasol a reduzir os empréstimos que aumentaram em meio a estouros de custos num projecto gigante de produtos químicos dos EUA. A empresa começou a procurar um comprador para suas acções de gasoduto no ano passado, enquanto examinava maneiras de reforçar suas finanças em meio a crescente pressão dos credores, segundo escreve a Bloomberg.

A Sasol vai vender a participação do gasoduto Rompco a um grupo de compradores. O consórcio de compra inclui a Reatile Group Pty Ltd., uma empresa de investimento sul-africana detida pela South African Investment Company, centrada na energia e petroquímica, juntamente com o IDEAS Fund, um fundo de investimento em infra-estruturas gerido pela African Infrastructure Investment Managers Ltd., que é uma subsidiária da Old Mutual. O negócio deve ser efectivado no segundo semestre deste ano.

 

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...

Vodacom lança campanha “chegou o VerOn” com prémios fantásticos para aquecer o verão

A Vodacom Moçambique lançou a campanha de Verão “Chegou...