Friday, May 8, 2026
spot_img

Sasol vende participação no Gasoduto de Moçambique

A Sasol Ltd. concordou em vender uma participação de 30% do gasoduto de gás natural que liga Moçambique à África do Sul por um montante de 20 mil milhões de meticais (361 milhões de dólares), a fim de pagar a dívida. 

O negócio surge como parte de um programa acelerado de vendas de activos que ajudará a Sasol a reduzir os empréstimos que aumentaram em meio a estouros de custos num projecto gigante de produtos químicos dos EUA. A empresa começou a procurar um comprador para suas acções de gasoduto no ano passado, enquanto examinava maneiras de reforçar suas finanças em meio a crescente pressão dos credores, segundo escreve a Bloomberg.

A Sasol vai vender a participação do gasoduto Rompco a um grupo de compradores. O consórcio de compra inclui a Reatile Group Pty Ltd., uma empresa de investimento sul-africana detida pela South African Investment Company, centrada na energia e petroquímica, juntamente com o IDEAS Fund, um fundo de investimento em infra-estruturas gerido pela African Infrastructure Investment Managers Ltd., que é uma subsidiária da Old Mutual. O negócio deve ser efectivado no segundo semestre deste ano.

 

Noticias Relacionadas

Projecto Rovuma LNG espera gerar receitas de até 150 Mil Milhões de dólares

O projecto Rovuma LNG, liderado pela ExxonMobil na Bacia...

TRAC quer continuar a gerir EN4 além de 2028

A Trans African Concession (TRAC), concessionária sul-africana da Estrada Nacional...

Projecto Mozambique LNG atinge 42% de execução

O projecto Mozambique LNG, liderado pela TotalEnergies, atingiu 42%...

Radjha Ally e KA-TEMBE CONNEXION representam Moçambique no MTN Bushfire Festival 2026

Todos os anos, a cultura e o talento moçambicanos...