A Sasol, empresa com quase duas décadas de presença em Moçambique, intensifica sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do país por meio de um compromisso renovado com as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). A companhia, que desempenha papel vital nos megaprojetos moçambicanos, especialmente na província de Inhambane, lançou o Plano de Conteúdo Local em parceria com o Governo de Moçambique.
O Plano de Conteúdo Local da Sasol visa promover o desenvolvimento das MPME, estimulando o setor privado local a fornecer bens e serviços essenciais para os megaprojetos em andamento. Essa iniciativa estratégica é respaldada pela Sasol em colaboração com o governo moçambicano.
Hassan Dassat, diretor de conteúdo local da Sasol, destacou a importância do Programa de Desenvolvimento para empresas locais, focado especialmente em Inhambane. “Uma componente crucial deste plano é a utilização estratégica dos procedimentos de contratação e aquisição, para impulsionar as oportunidades de conteúdo local. Com vista a aumentar a participação das MPME locais na cadeia de valor da indústria de petróleo e gás, de modo que incremente a sua capacidade e se tornem operacionalmente independentes e sustentáveis,” explicou Dassat.
Além da transferência de tecnologia especializada, a Sasol reconhece a importância de investir nas pessoas. O diretor enfatizou que, para garantir o desenvolvimento econômico local, é fundamental capacitar as comunidades por meio do desenvolvimento de habilidades.
“Até o momento, o programa já beneficiou 138 Micro, Pequenas e Médias Empresas, a maioria situada na província de Inhambane. A meta é capacitar 200 MPME até o final de 2024, tornando-as competitivas e habilitadas a fornecer bens e serviços aos setores em crescimento do país, incluindo a cadeia de valor do setor extrativo,” destacou Hassan Dassat.
A Sasol reforça, assim, seu compromisso não apenas com o desenvolvimento econômico do país, mas também com a promoção de uma abordagem sustentável e inclusiva nos megaprojetos em Moçambique.