Este plano foi aprovado pelo Governo de Moçambique em Novembro de 2020 e estabelece mecanismos estratégicos para a melhoria do acesso das empresas moçambicanas às oportunidades de negócio nos projectos de petróleo e gás.
Portanto, na qualidade de Operadora do Contracto de Produção de Petróleo e Gás, a Sasol tem vindo a realizar diversas actividades no âmbito da implementação do PQCL baseado em cinco pilares principais, nomeadamente, Aquisições Locais, Empego Local, Programa de Desenvolvimento de Empresas Fornecedoras, Fundo de apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME’s) e apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias.
Na sua abordagem sobre aquisições locais, a Sasol visa direcionar os gastos de fornecimento de bens e serviços às empresas nacionais através da implementação de um procedimento preferencial de aquisições.
Com o Programa de Desenvolvimento de Empresas Fornecedoras pretende-se capacitar as PMEs locais em várias áreas chave, que incluem a gestão de saúde e segurança no trabalho, cumprimento das normas jurídicas e contabilidade, de modo a prepará-las no sentido de terem acesso a oportunidades de negócio na Sasol e noutras empresas do sector.
Também interessa à Sasol a promoção do emprego a nível local através do desenvolvimento das capacidades técnicas das comunidades por meio de um ensino básico focado na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, programa de formação vocacional e programa de desenvolvimento profissional.