De acordo com o documento, o crescimento da produção em Junho atingiu o maior nível do ano passado, com destaque para os excelentes resultados na captação de novos clientes, que contribuíram para uma sólida expansão de novos pedidos e aumento do emprego.
“O aumento da actividade verificou-se em cada um dos cinco setores abrangidos pelo inquérito, destacando-se o comércio grossista e retalhista”, lê-se na análise, que sublinha ainda “o cenário positivo apesar das empresas reportarem dificuldades de financiamento para efetuar aquisições”.
Em comentário aos resultados, o economista-chefe do Standard Bank Moçambique, Fáusio Mussá, disse que se a inflação continuar a abrandar, o Banco de Moçambique poderá aliviar o preço do dinheiro, o que significa que reduzirá as suas taxas de referência em pelo menos 200 pontos base durante o primeiro semestre de 2024.
“Estimamos que a inflação no final de 2023 fique em 8,6 por cento na comparação anual e em 6,8% no final de 2024”, indica o relatório.
O Purchasing Managers’ Index (PMI) resulta das respostas dos gerentes de compras de um painel de cerca de 400 empresas do sector privado.