O presidente do Conselho Empresarial de Manica (CPE), Alcides Cintura, defendeu a instalação de uma refinaria de ouro na província para ampliar a base tributária e organizar o sector mineiro. Ele destacou que Manica é rica em recursos minerais, incluindo ouro e pedras preciosas, mas a exploração ainda é descontrolada em alguns distritos.
Cintura ressaltou que a refinaria não só aumentaria a empregabilidade para os jovens, mas também incrementaria os níveis de arrecadação de receitas para o Estado e dinamizaria a cadeia de valor dos recursos minerais.
Apesar dos ganhos recentes com a existência de cooperativas de mineração, o presidente do CPE afirmou que a exploração clandestina ainda é predominante em muitos distritos. Ele apontou que o garimpo ilegal atrai cidadãos nacionais e estrangeiros, principalmente jovens, que exploram o ouro de forma nociva ao meio-ambiente e vendem o produto sem tributação.
Actualmente, existem em Manica dez associações, 20 empresas e mais de 8 mil mineradores artesanais dedicados à extracção de ouro, segundo Cintura. A instalação de uma refinaria de ouro seria um passo importante para regularizar a exploração mineral na região.