Avaliado em cerca de 29,2 milhões de meticais, o projecto terá a duração de um ano e, nesse período, os trabalhos estarão todos virados para a protecção do sistema eléctrico, segundo avança o portal MarketScreener.
“O consultor vai avaliar o estado actual do sistema e propor medidas para uma melhor preparação para os desastres”, avançou o site.
De acordo com a gestora da Divisão de Energia e Indústria da Sweco, Conny Udd, o aumento da resiliência às mudanças climáticas é uma necessidade crescente e é particularmente importante para o sector da energia.
“A preparação precisa de ser levantada antes, pois as consequências geradas pelos desastres são catastróficas”, explicou.
Por sua vez, o PCA da EDM, Marcelino Alberto, afirmou que a Sweco tem trabalhado em vários projectos moçambicanos há mais de 30 anos, sendo que reúne um vasto conhecimento sobre o sistema energético do País.
“Todos os anos, a infra-estrutura de energia da EDM é afectada por eventos climáticos extremos, como ciclones tropicais. Tendo a Sweco como parceira de consultoria, é uma estratégia para garantir maior resiliência”, finalizou.
A contratação da Sweco faz parte de um acordo entre os governos da Suécia e de Moçambique, financiado pela Swedfund, instituição financeira de desenvolvimento do país nórdico.