“Moçambique mantém um potencial elevado de crescimento. No entanto, é necessária uma aceleração do investimento para que o Produto Interno Bruto cresça ao nível do seu potencial”, defende o Standard Bank.

A conclusão foi apresentada por Fáusio Mussá, economista chefe do Standard Bank para Moçambique, durante a conferência “Investimento em Moçambique e Angola”, promovida terça-feira, dia 26 de Julho, em Lisboa.

Segundo Fáusio Mussá, o défice de infra-estruturas continua a ser uma barreira ao investimento que “não pode ser negligenciada”.

“Considerando o limitado espaço fiscal que estas economias apresentam, os governos têm considerado as parcerias público-privadas (PPP) como um importante veículo para ajudar a desenvolver infra-estruturas de suporte aos projectos de investimento”, refere o banco, acrescentando que “estes modelos permitem uma maior participação do sector privado na economia”, ainda que existam áreas e sectores onde o sector privado apresenta um menor interesse em investir.

Moçambique tem estado a implementar reformas estruturais com apoio do FMI e do Banco Mundial, que ajudam a mobilizar fundos para investimentos nestas áreas e sectores pouco atractivos para o sector privado, mas que ajudam a reduzir o défice de infra-estruturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui