O Standard Bank Moçambique apresentou os seus resultados anuais referentes ao exercício de 2024, evidenciando a solidez da sua estratégia, num cenário económico marcado por incertezas e desafios, tanto a nível nacional como internacional.
Num contexto adverso, caracterizado por um decréscimo da actividade económica, o Banco manteve um desempenho resiliente, com um lucro líquido de 6.134 milhões de meticais, 15% inferior ao do ano anterior. Esta performance reflecte o rigor na gestão de risco, a disciplina financeira e o compromisso contínuo com os seus clientes, colaboradores e o desenvolvimento de Moçambique, segundo dados públicos divulgados pelo Banco, por meio do relatório e contas referentes ao ano passado.
Entre os principais destaques, do exercício de 2024, salientam-se o crescimento dos depósitos dos clientes em 6,8%, com maior crescimento em moeda local e um total de activos que ascendeu a 178 mil milhões de meticais, o que representa um crescimento de 13% face ao ano anterior.
A melhoria expressiva da qualidade da carteira de crédito, com uma redução de 52,7% nos empréstimos não produtivos e um rácio de perdas que passou de 1,2% para 0,8%, bem como o reforço da solidez de capital, com um rácio de solvabilidade de 23,1%, muito acima do mínimo regulamentar mereceram, igualmente, destaque no exercício económico do ano passado.
Entretanto, num encontro ocorrido, entre o Banco e representantes dos principais medias nacionais, o Administrador-Delegado do Banco, Bernardo Aparício, reforçou o posicionamento do Standard Bank como uma organização aberta ao diálogo construtivo com a Imprensa nacional, reconhecendo o seu papel essencial na promoção de uma cidadania informada e de uma economia mais participativa.
Bernardo Aparício destacou a celebração dos 130 anos de implantação do Standard Bank em Moçambique, em 2024, assinalando uma transformação estratégica centrada no reforço da confiança institucional, modernização tecnológica, excelência da governação e fortalecimento das relações com clientes, reguladores e parceiros estratégicos.
“A nossa liderança tem sido caracterizada por um investimento contínuo em tecnologia, actualização dos modelos operacionais e adesão às melhores práticas internacionais, posicionando o Standard Bank como referência em modernização e inovação no sector bancário moçambicano”, disse Bernardo Aparício aos jornalistas.