Domingo, Dezembro 22, 2024
spot_img

Standard Bank perspectiva aceleração dos investimentos na exploração de gás    

A projecção foi avançada por Fáusio Mussá, economista chefe do Standard Bank, durante a conferência “Investimento em Angola e Moçambique”, promovida, dia 26 de Julho, em Portugal.

“O gás natural regista uma crescente procura mundial, pelo que é urgente que surjam novos projectos, nomeadamente em Moçambique, para disponibilizar aos restantes países”, afirma Fáusio Mussá, alertando, no entanto, que, tendo em consideração que a maior parte da população nesta economia vive da agricultura de subsistência, “um crescimento económico mais inclusivo requer o desenvolvimento da agricultura e das cadeias de valor do sector agrícola”.

“A exploração do gás natural pode ajudar na estabilização macroeconómica de Moçambique, no entanto, é necessário um desenvolvimento harmonioso dos restantes sectores de economia, incluindo agricultura, para um crescimento económico mais inclusivo e sustentável”, defende.

Refira-se que, no painel «Investimento em Moçambique», no qual Fáusio Mussá fez estas declarações, foram abordados, também, os desafios logísticos para as empresas portuguesas com presença em Moçambique, o gás como factor de crescimento da economia moçambicana, as oportunidades ao nível das infraestruturas e a necessidade de investimento em Moçambique.

De um modo geral, a conferência serviu para o Standard Bank mostrar às empresas portuguesas que querem investir no estrangeiro, que Moçambique e Angola são excelentes mercados, dado terem a mesma língua e relações de proximidade com Portugal.

Noticias Relacionadas

ENH vai especializar-se em perfurações no mar

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) está a investir...

Honeywell implementa soluções avançadas no sector energético

A Honeywell está a desempenhar um papel fundamental no...

Receitas do gás do Rovuma crescem em 60.45 milhões de USD

Continuam a crescer as receitas do gás natural explorado...

Exxon prevê a primeira produção de GNL do projecto de 30 mil milhões de dólares em Moçambique para 2030

A Exxon Mobil espera que a primeira produção de...