Segundo Jornal ” O País” desde o lançamento da política, em Março deste ano, já foram financiados projectos no valor aproximado de 40 mil milhões.
A nível de Moçambique, o Standard Bank tem promovido iniciativas de protecção e preservação do meio ambiente, através do plantio de árvores em diversas artérias das principais cidades.
Em 2019, o banco iniciou um projecto de plantio de árvores ao abrigo do qual já foram plantadas 6400 árvores de várias espécies nas cidades de Maputo, Matola e Beira.
Nesta empreitada em prol do meio ambiente, a instituição bancária mais antiga de Moçambique tem-se associado aos conselhos autárquicos, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, universidades e instituições religiosas.
Trata-se de uma política que oferece enormes oportunidades não só a Moçambique assim como para o restante dos países africanos, enquanto exportadores de energias transitórias e renováveis.
O crescimento da sua capacidade aumentará a base fiscal dos países, o que é essencial para uma soberania eficaz. Permitirá, igualmente que o continente africano aprofunde as cadeias de abastecimento global, importante para uma ampla industrialização”