Domingo, Dezembro 22, 2024
spot_img

Superbrands: Celebrando as Marcas mais influentes do país

Em conversa com Profile, Patrícia Aquarelli, Estrategista de Marcas e representante oficial da Superbrands Moçambique, partilha pormenores sobre os preparativos para o lançamento da 6ª edição em Moçambique. Aquarelli acredita que a Superbrands é uma plataforma única no país que aposta no reconhecimento das marcas que definem o mercado moçambicano.

Profile Mozambique: O que é Superbrands e quando se estabaleceu em Moçambique?

Patrícia Aquarelli: A Superbrands é uma organização internacional e independente, que se dedica a promoção da política do branding e ao reconhecimento das marcas de excelência em 89 países desde 1995. E chega a Moçambique em 2011 e em 2012 lançamos a primeira edição e este ano será a sexta.

Desde 2011 a Superbrands já premiou mais de 50 marcas que actuam no mercado moçambicano. Valorizando, prestigiando e reconhecendo o trabalho dos profissionais que ajudam as marcas a se tornar Superbrands.

A organização homenageia anualmente um conjunto de marcas com base na opinião de um conselho que é constituido por especialistas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente nas áreas de marketing, comunicação, jornalismo e esse é um modelo standard das Superbrands, de todos os países.

A Superbrands não classifica as marcas num ranking. As Marcas entram no Superbrands apenas por convite após uma avaliação pelos conselheiros, segundo cinco dimensões: fidelização, aceitação, domínio no mercado, longevidade e o goodwill. As marcas tem de antigir uma pontuação dentro dos critérios estipulados para que possam ser convidadas a participar da Superbrands.

PM: E quais são os benefícios ao participar da Superbrands?

PA: As marcas identificadas com a distinção Superbrands usufruem de um conjunto de benefícios exclusivos.

O primeiro é um livro exclusivo com capa personalizada, que retrata o percurso, perfomance e o posicionamento da marca, naquele período. Compreendemos que, a empresa pode ter trabalhado no reposicionamento da marca, no propósito ou na estratégia, a Superbrands, dá esta chance de reescrever e avaliar como uma determinada marca está sendo vista no mercado.

O segundo benefício e não menos importante é o selo, com reconhecimento a nível internacional. O selo, certifica que a marca foi distinguinda com excelência. Existe um estudo internacional por uma consultoria especializada, que justifica e argumenta que no acto de compra 70% os consumidores optam pelo produto que tem selo.

E temos o Media Relations e Public Relations. Realizamos eventos e conferências regulares sobre Marketing, garantindo visibilidade sem precedentes das marcas seleccionadas.

Ao participar da Superbrands, as marcas não apenas ganham reconhecimento, mas também se conectam a uma rede exclusiva de profissionais e empresários, promovendo colaborações e oportunidades de negócios.

Em linhas gerais, os outros benefícios estão intrissecamente ligados à toda comunicação que a organização faz, como por exemplo, a publicação de todos os artigos nos principais veículos de comunicação, envolvendo todas as marcas participantes, o que de certa forma contribuirá para a sua projecção.

PM: Como é feito o processo de selecção dos conselheiros da Superbrands?

PA: A Superbrands privilegia profissionais incontornáveis nos meandros da comunicação ao nível nacional e internacional, ou seja, personalidades chaves que tem poder de decisão e autoridade para avaliar uma marca. Procuramos envolver os gestores de marketing ao nível dos órgãos de comunicação social.

É importante sublinhar que a cada edição garantimos a rotatividade dos conselheiros, para permitir que haja transparência no cumprimento dos critérios bem como colher sensibilidades de outros profissionais.

A Superbrands segue regras internacionais, e uma das regras internacionais passa necessariamente pelo envolvimento dos conselheiros.

Para esta edição contamos com os Conselheiros, Lina Halaze – Directora de Marketing da SOCIMPEX, Alexandre Jorge Mano – Consultor, Alexandre Mari – Director de Marketing da TV MIRAMAR, Leonor Gomes – Directora de Marketing na Fidelidade Seguros, Dan Gobe – Director de Marketing e Comunicação do UBA e Ana Zara – Directora de Marketing do BCI.

Oficialmente as marcas já foram eleitas, a lista será divulgada junto dos conselheiros e os representantes que votaram nas marcas, entre outras individualidades.

PM: Como é que avalia a Superbrands Moçambique desde o seu lançamento até esta parte?

PA: Eu diria que a Superbrands é uma plataforma única no país que aposta no reconhecimento das marcas excepcionais presentes em Moçambique, e continua trabalhando sempre para contribuir para o sucesso das mesmas, de uma forma isenta, responsável, credível e transparente.

Dai que queremos mostrar continuamente que a Superbrands é um momento de networking, um fórum que abre espaço para troca de ideias, conhecimentos e inicitaivas entre estudantes, marketeers, jornalistas, gestores empresariais e business devepers, e obter uma rede ampla de contactos informados e interconectados, contribuindo assim para o desenvolvimento do mercado moçambicano.

PM: Que inovações podemos esperar nesta edição?

PA: A Superbrands promete inovação, gostariamos de prestigiar uma marca desenvolvida por mulheres e contribuir para as várias acções levadas a cabo com vista o empoderamento feminino e dar espaço aos influencers, reconhecendo o papel cada vez mais importante que desempenham no mercado actual. O que elevará as marcas participantes a novas alturas de reconhecimento e prestígio.

Poderá juntar-se a esta gingatesca iniciativa, um parceiro estratégico, a TV Miramar, para a produçao do Podcast denominado “Supertalk by Superbrands”, dedicado especialmente para a promoção da Plataforma e das marcas envolvidas.

Ressaltar ainda que, existe um site das superbrands internacionais com várias secções, e uma delas está reservada para Moçambique. Ao aceder, encontra todas as marcas e o respectivo conteúdo. O que permite mais visibilidade.

Nas edições passadas contamos com parceiros de capital relevo como o Hotel Polana, Meliã e vários outros, entretanto, nesta edição tencionamos deixar os participantes mais descontraidos, pelo que a 6ª edição será realizada no KaXurrasco.

PM: Expectativas?

PA: Vamos realizar o evento oficial de lançamento para a comunicação social, no dia 20 de Março. Depois seguir-se-ão várias sessões no nosso podcast Supertalk by Superbrands que vai para o ar entre Abril, Maio e Junho.

Na sequência, faremos um outro PR em Setembro, que é para firmar as marcas que entraram e o nosso evento de encerramento fica para finais de Setembro ou depois das eleições em Novembro.

Estamos confiantes de que esta edição será mais um sucesso, reconhecendo e celebrando as marcas excepcionais que tornam o mercado moçambicano único e vibrante.

Visite a página oficial da Superbrands em: Superbrands MZ

Noticias Relacionadas

Sérgio Gomes Macedo: “Ambicionamos ser o principal protagonista do crescimento imobiliário”

Profile Mozambique: Pode contar-nos como começou a Sérgio Macedo...

Arcina Dauto: “O sucesso está em olharmos todos para a mesma direcção”

Profile Mozambique: Como nasceu a Tara Travel que hoje...

Raimundo Zandamela: “Nosso propósito é claro: servir os nossos clientes de forma simplificada e totalmente digitalʺ

Nesta entrevista exclusiva ao Profile, Raimundo Zandamela, CEO do...