Wednesday, November 26, 2025
spot_img

Syrah: fornecedor chinês da Tesla antevê maior procura por grafite

A Syrah Resources, produtora australiana, anunciou na quinta-feira que está antecipando um aumento nas compras de grafite natural por parte de compradores fora da China.

Essa movimentação surge em preparação para a entrada em vigor, em 1 de dezembro, de controles mais rigorosos de exportação sobre o material de bateria por parte da China, líder mundial na produção e exportação de grafite.

A Syrah Resources, com um acordo de fornecimento estabelecido com a Tesla, atualmente extrai grafite em suas operações em Balama, Moçambique, e está em processo de construção de uma fábrica na Louisiana.

De acordo com a Syrah, feedbacks de clientes e análises indicam que os compradores estão buscando acumular grafite como forma de mitigar o risco de interrupções no fornecimento a curto prazo, tanto antes da proibição entrar em vigor quanto antes do inverno chinês, período em que a produção de grafite natural tende a diminuir.

A Syrah prevê que a incerteza quanto ao impacto desses controles no fornecimento chinês continuará até 2024. No entanto, por enquanto, não espera nenhum impacto ‘significativo’ na demanda da China em seu projeto em Moçambique.

Noticias Relacionadas

Moçambique vai receber encontro sino-lusófono de empresários

O Governo de Macau disse ontem que a edição...

CASP 2025: Fórum debate 95,8 mil milhões de meticais em investimentos e novas reformas económicas

A 20.ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP), realizada...

CASP 2025: Conferência do sector privado prevê mobilizar 1,5 MM$ em projectos para investimentos

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a...

CTA diz que saída de Moçambique da lista cinzenta do GAFI vai impulsionar ambiente de negócios

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) afirma...