Home Indústria Extractiva Mineração Syrah Resources regista prejuízo de 44,7 milhões de dólares no primeiro semestre

Syrah Resources regista prejuízo de 44,7 milhões de dólares no primeiro semestre

Syrah Resources regista prejuízo de 44,7 milhões de dólares no primeiro semestre

A mineradora australiana Syrah Resources, que opera no distrito de Balama, em Cabo Delgado, registou um prejuízo de 44,7 milhões de dólares americanos (67,1 milhões de dólares australianos) no primeiro semestre de 2023. Os resultados foram divulgados nesta Terça-feira, 10 de Setembro, e revelam uma queda significativa nas receitas, que desceram 33%, atingindo 12,6 milhões de dólares americanos (19 milhões de dólares australianos).

O declínio no desempenho da empresa é atribuído à redução da produção e das vendas de grafite, causada principalmente pelo excesso de oferta na China, um dos principais mercados globais deste material.

A grafite, essencial para a produção de baterias utilizadas em veículos eléctricos, tem na China o maior produtor e consumidor mundial. Segundo a Syrah Resources, a produção chinesa de grafite natural e sintético cresceu de 700 mil toneladas métricas em 2020 para cerca de 1,2 milhão de toneladas métricas em 2023. Este aumento na oferta levou a uma diminuição significativa na exportação para o país asiático.

No mesmo período, a produção da mina de Balama, operada pela Syrah, caiu 38%, para 34,9 mil toneladas, enquanto as vendas recuaram para 29,8 mil toneladas, contra as 44,7 mil toneladas vendidas no mesmo período do ano anterior. Como resultado, a empresa não exportou grafite para a China no primeiro semestre, focando suas vendas em clientes terceirizados, principalmente na Indonésia.

Além disso, a Syrah enviou 500 toneladas de grafite para sua unidade de Material de Ânodo Activo (AAM – Active Anode Material) em Vidalia, nos Estados Unidos, que começou a produção em Fevereiro deste ano.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version