- Anúncio-

Talentos procuram-se! O mercado das empresas de recrutamento e selecção

Análise de Mercado

Já muito se ouviu falar de que as pessoas são o principal activo das organizações. É sabido que a incapacidade de uma organização identificar e reter profissionais qualificados afecta a prosperidade de um negócio. O segredo do sucesso é, por isso, o de identificar os talentos que demonstram habilidades para exercer determinada função com talento.

Com crescente desenvolvimento da economia e do volume de negócios em Moçambique assistiu-se ao aumento da necessidade de profissionais qualificados. Desta forma as empresas viram a necessidade de terceirizar o processo de recrutamento e selecção, garantindo, desse modo, uma grande rapidez na colocação em projectos. Dessa necessidade surgiu um sector de especialização que tem vindo a crescer em todo o mundo e em particular em Moçambique – as empresas de recrutamento e selecção.

A contratação de novos colaboradores para as empresas, está directamente ligada ao estágio da economia num determinado período de tempo. Há já muitos anos que gestores moçambicanos usam os serviços de recrutamento e selecção de modo a identificar o candidato certo para a sua equipa. Essa necessidade tornou-se ainda mais presente com os projetos no norte do país. As indústrias de Petróleo e Gás requerem grandes quantidades de mão de obra especializada com processos de selecção muito rigorosos.

Para a Sónia Silva da CONTACT, uma das maiores e mais antigas agências privadas de emprego em Moçambique é importante que as empresas foquem no seu diferencial competitivo. “As agências privadas de emprego, são especialistas e sabem como aceder aos melhores talentos moçambicanos”, frisou. 

A empresa com escritórios em Maputo e Pemba, a CONTACT tem uma oferta global de soluções de Recursos Humanos, recruta anualmente mais de 300 profissionais e emprega actualmente em empresas de referência dos sectores do Oil & Gas, Indústria, Telecomunicações, Banca e Seguros, e ONG’s, mais de 3.800 trabalhadores.

Segundo a empresária, Moçambique viveu um período relativamente intenso de procura de trabalhadores para todos os sectores. Esse auge da procura ocorreu nos anos de 2012 e 2013. Depois o país entrou num período de arrefecimento assinalável da economia, o que implicou a queda abrupta do mercado de emprego. 

Depois, os indicadores económicos voltaram a recuperar, em função dos projectos de LNG e, logo, maior procura por recursos humanos, mas a recente Pandemia da COVID-19 veio novamente abrandar a economia e ainda mais recentemente a situação de Cabo Delgado está a conduzir a uma nova queda abrupta.

Já para Marcos Resnik da ALDEIA o grande desafio do sector é transmitir o valor que tem a actividade de recrutamento e selecção, apesar de ser uma serviço intangível. “E um sector em que facilmente se pode iniciar uma actividade, no entanto apesar de ser fácil a entrada é uma actividade muito complexa, pois é necessário entender a necessidade do cliente”, afirma.  E é com base nessa “ciência”, que muitas empresas pagam altas comissões para ter rapidamente e acertadamente o candidato à posição necessária. “Quando o cliente contrata um serviço como o nosso ele está a procura de poupar tempo”, reforça Resnik.

A ALDELIA é um empresa de recrutamento inglesa que chegou a Moçambique em 2015 para atender um dos clientes de Petróleo e Gás que iniciavam a sua atuação no país. No entanto, face à demora no arranque de alguns projectos a empresa rapidamente assumiu uma abordagem mais generalista diversificando o seu leque de clientes.

Através da combinação da experiência internacional, fortemente ligada ao sector de Petróleo e Gás com o conhecimento de Moçambique a ALDELIA posicionou-se para atender clientes de outros sectores, como a mineração, banca e até bens de consumo.

Mais recentemente integrou os provedores do projecto da Total, tendo a operação sido suspensa em Abril por questões de segurança, sem prazo de recomeço. 

“Em relação ao futuro do sector no curto e médio prazo a previsão não é muito optimista”, prevê Resnik. O executivo estima que os acontecimentos no Norte devam afetar de forma transversal e muito negativamente o desenvolvimento do país e isso terá impacto no emprego e na contratação de futuros profissionais. 

É já certo que o futuro próximo reserva algumas dificuldades para o mercado a todos os níveis. Saber selecionar e manter profissionais essenciais é fundamental para atravessar este momento. Confiar na experiência de uma empresa de recrutamento para identificar e selecionar os profissionais dará um forte contributo para qualquer negócio que procura prosperar, nos tempos difíceis que se avizinham. 

 

Sobre a CONTACT

A CONTACT é uma das maiores e mais antigas agências privadas de emprego em Moçambique, com escritórios em Maputo e Pemba. Com uma equipa de mais de 30 Consultores a CONTACT tem vindo a desenvolver o mercado de trabalho nacional desde 2005. Posicionando-se com uma oferta global de soluções de Recursos Humanos, recruta anualmente mais de 300 profissionais. Emprega actualmente mais de 3.800 trabalhadores, em empresas de referência dos sectores do Oil & Gas, Indústria, Telecomunicações, Banca e Seguros, e ONG’s. 

Para além de prestar serviços de recrutamento e selecção, o seu âmbito alarga-se à avaliação psicológica e ao assessment, pesquisa directa, formação, trabalho temporário e call centers. Essa amplitude de serviços permite responder, em tempo e com elevados padrões de excelência, às solicitações das empresas de todos os sectores de actividade.

Website: www.contact.co.mz

 

Sobre a ALDELIA

A ALDELIA é um empresa Inglesa que nasceu em 2008, para prestar soluções de recrutamento como gestão temporárias e terceiros para o mercado de Petróleo e Gás. Apesar de ser uma empresa europeia ela acabou expandindo-se para outros zonas do mundo como o Medio Oriente, África e o Brasil, tendo actualmente 80% das suas actividades concentradas no Continente Africano. A ALDEIA chegou a Moçambique em 2015 para atender um dos clientes de Petróleo e Gás que iniciava a sua atuação no país e rapidamente se expandiu pelo país, acompanhando a realidade da economia nacional.

Assumindo uma abordagem mais generalista começou a olhar para outros sectores tais como a mineração (trabalhando para empresas como Vale, Syrah Resources, Kenmare, Montepuez Ruby mining) bens de consumo, banca. A empresa oferece um conjunto de ferramentas inteligentes que passam pela base de dados, publicidade, networking e mapeamento do mercado para encontrar o profissional certo para os seus clientes.

Website: www.aldelia.com

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -