O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, inaugurou, na segunda-feira, a ThinkLab, uma incubadora tecnológica para startups e empreendedores nacionais.
A ideia da criação do espaço é para estimular a inovação e promover o desenvolvimento de serviços, modelos de negócio e soluções tecnológicas que impulsionem a modernização e promovam a evolução do sector das comunicações em Moçambique.
“O ThinkLab traduz-se num laboratório de projecção das soluções digitais para os desafios nacionais mais prementes. É igualmente, uma plataforma de colaboração, onde o sector privado, a academia e o Governo, em coordenação, planificam e projectam o futuro que queremos” disse.
Por outro lado, a Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), Helena Fernandes, clarificou que a incubadora vai contribuir para a promoção da Inclusão Digital e para o desenvolvimento do sector das comunicações.
“E a prova disso está aqui, 12 startups e empreendedores nacionais selecionados [para a primeira incubação], que representam o melhor do nosso espírito empreendedor, jovens visionários e resilientes, determinados em apresentar soluções concretas para os desafios da transformação digital em Moçambique” referiu.
No percurso de selecção dos projectos submetidos para o primeiro programa de incubação tecnológica, foram submetidas 51 candidaturas das quais 12 foram seleccionadas, explicou a chefe do Departamento de Estudos e Estatísticas, Ana Salomão. (Fonte: INCM)




