O sector de infra-estruturas em Moçambique será um dos que mais atenção terá durante a 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento da África (TICAD-9), que decorre nesta terça-feira (20).
A garantia foi dada por Soya Otani, vice-director do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, ao afirmar que uma das principais prioridades da conferência é impulsionar o desenvolvimento de infra-estruturas modernas e resilientes, com especial ênfase na liderança do sector privado, promovendo investimentos em áreas cruciais como transporte, energia, logística e conectividade digital.

Moçambique, como um dos parceiros estratégicos do Japão no continente africano, é apontado como beneficiário directo dessas iniciativas, que visam melhorar a integração regional, facilitar o comércio e diversificar a economia nacional. O reforço de portos, estradas, redes de energia e telecomunicações está entre os pilares da cooperação bilateral.
Para além da infra-estrutura, a TICAD-9 abordará temas como paz e estabilidade e promoção de serviços sociais básicos como a saúde e a educação. “Estima-se que a população africana chegue aos 2,5 mil milhões até 2050, representando um terço da juventude mundial. Isto significa que deve ser vista como um continente com grande potencial de crescimento dinâmico.
É neste contexto que a TICAD-9 reforça o compromisso com soluções africanas para desafios africanos, e o Japão está pronto para apoiar Moçambique e outros países africanos nesse caminho, especialmente no sector de infra-estruturas, ”, concluiu.
Fonte: Jornal Notícias