- Anúncio-

Tmcel vai pagar 33% da dívida com a Vodacom

Análise de Mercado

A Tmcel vai efectuar em breve um pagamento de 200 dos 600 milhões de meticais relativos à dívida comercial com a Vodacom, decorrente de interligação entre ambas as operadoras (também designada taxa de terminação de chamadas), e pagará periodicamente o remanescente.

O presidente do conselho de administração da Tmcel, Mahomed Rafique Jussob, disse que “vamos pagar, porque a dívida existe. Pagaremos 200 milhões de meticais dentro dos próximos três meses, passando, a partir daí, a pagar a dívida corrente e a acumulada, numa média de 12 milhões mensais que inicia no mês de Junho”.

Jussob disse ainda que a situação gerou danos reputacionais incalculáveis à operadora.

Para melhorar a sua saúde financeira, a Tmcel (Moçambique Telecom, SA) anunciou, para breve, o lançamento da tecnologia LTE 5G e expansão do actual 4G (LTE) para o resto do país, esperando-se, igualmente, a breve trecho, o arranque do projecto de instalação de 3.600 quilómetros da rede de fibra óptica, no âmbito da transformação da operadora de telecomunicações numa empresa digital. Segundo Jusob, a carteira de novos investimentos tecnológicos da Tmcel inclui ainda o relançamento da carteira móvel Mkesh completamente modernizada, com múltiplas funcionalidades, algumas das quais inovadoras para o mercado.

“A implementação da tecnologia de última geração 5G, aliado ao projecto da expansão da rede 4G, está na fase de testes em Maputo e, se tudo decorrer conforme o programado, dentro de um mês chegarão, ao país, os respectivos equipamentos, o que permitirá à empresa operar em toda rede nos parâmetros da tecnologia LTE 4G”, acrescentou Jusob.

A Tmcel firmou uma parceria com a empresa chinesa Huawei, e modernizou a rede nas cidades de Maputo e Matola, num investimento de USD 23 milhões, em resultado da venda de alguns activos não essenciais ao negócio, o que tem permitido a melhoria qualitativa na transmissão de dados e voz. O propósito, segundo Jusob, é colocar a tecnologia a toda extensão territorial do país, que vai tornar a Tmcel apta para providenciar um serviço de melhor qualidade.

“Daí estarmos quase a concluir um processo de financiamento muito importante para a modernização e complementaridade da rede, a chamada rede de fibra óptica de elevada capacidade”, enfatizou.

Em parceria com a empresa sueca Erickson, a Tmcel está, igualmente, a modernizar o sistema de facturação (“charging system”), num investimento de cerca de USD 7 milhões. Trata-se da substituição do actual sistema obsoleto que se traduz na transição da versão cinco para a versão 21.

FonteO País
- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -