Tuesday, October 21, 2025
spot_img

Total eleva comércio externo em Cabo Delgado

De acordo com Osvaldo Silva, director regional norte da Autoridade Tributária, de Janeiro a Outubro deste ano, no geral, a zona Norte do país registou uma redução nas importações e exportações.

Esta análise foi feita em comparação como o mesmo período do ano anterior.

Contudo, Silva afirmou, durante uma entrevista ao Jornal Notícias, que na província de Cabo Delgado, a situação foi diferente, tendo registado um aumento de mais de 100%.

Em termos concretos, no período em análise, foram importados 1124 contentores neste ano, contra 556 em 2019.

Para Silva, este aumento deve-se ao projecto de petróleo e gás da Total em Afungi.

Apesar de não ter se especificado a contribuição da petrolífera nestes números, em sua página web, a Total já havia se comprometido em trazer benefícios sócio-económicos ao país desde a fase da implanatação do projecto à exploração.

Noticias Relacionadas

Gás melhora balança de pagamentos do país

Exportação de gás impulsiona a redução do défice externo...

INE: Economia regista sinais de estabilização, apesar da desaceleração do PIB | Profile

A economia moçambicana apresenta sinais de estabilização no primeiro...

Produção petrolífera em 2025: NOCs mantêm domínio e Aramco reforça vantagem tecnológica e estratégica | Profile

Os dados de 2025 sobre produção petrolífera confirmam a...

Novos acordos potenciam a Cadeia de Valor do Petróleo e Gás em Moçambique

Moçambique e Argélia, assinaram em Maputo, quatro instrumentos de cooperação...