Saturday, August 29, 2026
spot_img

Total tenciona apoiar contratadas moçambicanas

Foi nesta terça-feira, dia 20 de Abril de 2021 que a CTA (Confederação das Associações Económicas de Moçambique) teve encontros separados com a petrolífera Total e a Embaixada Francesa.

O objectivo dos encontros, conforme podemos ler em uma publicação feita pelo presidente da CTA, Agostinho Vuma em sua página no LinkedIn, “busca de soluções para mitigar o impacto negativo dos ataques terroristas sobre as empresas nacionais que prestam serviços aos projectos de gás em Cabo Delgado”.

“Uma análise preliminar aponta para cerca de 410 empresas e cerca de 56 mil postos de trabalho afectados, e um impacto financeiro de cerca de 95 milhões de dólares, que inclui destruições, atrasos de pagamentos e mercadorias em trânsito sem certeza da entrega”, avançou Vuma, afirmando que o distrito de Palma concentra a maioria destas perdas.

Como resultado dos encontros, será criada uma força-tarefa conjunta para mapear pagamentos pendentes e mercadorias que tenham sido ordenadas pelas empresas contratadas e facilitar o cumprimento das obrigações com as empresas moçambicanas.

No mesmo texto, Vuma avança que, durante o encontro, a Total reiterou o seu interesse em continuar a investir em projectos dentro do território moçambicano.

Noticias Relacionadas

Receitas do petróleo aumentam 121%, mas megaprojectos perdem peso no Orçamento do Estado

As receitas provenientes da exploração de petróleo e gás...

ExxonMobil reserva 4 mil milhões de dólares para conteúdo local no projecto Rovuma LNG

A ExxonMobil já reservou cerca de 4 mil milhões...

Rovuma LNG avança com contrato de até 250 milhões de dólares para infra-estrutura de gasodutos

O projecto Rovuma LNG, liderado pela ExxonMobil em Cabo...

Receitas do gás e crédito às empresas ganham espaço no novo ciclo económico

A evolução da dívida pública, as perspectivas de aumento...