TotalEnergies promove mudanças na liderança em Maputo para avançar com relançamento de projecto de gás
A petrolífera francesa TotalEnergies prepara-se para proceder a mudanças na sua equipa de gestão em Moçambique, numa acção estratégica que visa reforçar a sua capacidade de negociação com as autoridades locais em torno da retomada do megaprojecto Mozambique LNG, segundo noticiou a Africa Intelligence.
Adianta a publicação que o novo Director da TotalEnergies em Moçambique será Jean-Pascal Clémençon, de 56 anos. É um engenheiro de petróleo que deverá liderar a fase de construção do projecto.
A mesma fonte, que dá uma visão geral do currículo do novo “homem-forte” estima que o processo de passagem das pastas deverá levar o máximo de seis meses. Clémençon já esteve em Maputo para iniciar o processo, nota.

A mudança no comando da operação em Maputo ocorre num momento em que a multinacional procura criar melhores condições para convencer o Governo moçambicano a aceitar os seus termos no ambito do relançamento do projecto de gás natural liquefeito, suspenso há quase cinco anos devido a riscos de segurança e outras contingências contratuais.
Fonte: Africa Intelligence (28/01/2026)



