Domingo, Junho 15, 2025
spot_img

Trafigura vai importar combustíveis durante os próximos seis meses

Das nove empresas que apresentaram propostas, a Trafigura qualificou-se em primeiro lugar apresentando o menor preço de Prémio (frete, seguro, etc.), designadamente no valor médio de 95.3 de dólares por tonelada. Este preço médio por tonelada será posteriormente acrescido ao custo real de cada combustível, quando as importações forem efectivadas no mercado internacional.

Segundo informa a Carta de Moçambique, as propostas dos restantes concorrentes variavam de 109.4 de dólares a 978.8 de dólares. Com base nesses dados, a Trafigura apresentou-se como a empresa mais competitiva no concurso, tendo apresentado todas as condições para receber a adjudicação.

Comentando sobre a proposta apresentada pela Trafigura, fonte ligada à indústria afirmou que é importante que Moçambique procure combustíveis ao melhor preço possível tendo em conta a sua volatilidade nos mercados internacionais desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Num outro desenvolvimento, a fonte enalteceu que a actual estrutura de preços permite às operadoras recuperarem a dívida que o Governo criou no valor actual de 150 milhões de dólares para subsidiar o preço durante um período em que os preços atingiram valores sem precedentes.

Acrescentou que a mesma estrutura permite um subsídio de 0,25 meticais por litro para apoio ao transporte público.

No entanto, a fonte sublinhou que, o preço internacional de combustíveis está a subir de forma volátil, facto que colocará pressão nos preços em Moçambique e, consequentemente, haverá necessidade de reajuste.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Noticias Relacionadas

EMOSE regista lucros de 368 milhões de meticais e lidera mercado segurador nacional

A Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE), maior seguradora do...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...

Moçambique atrai 4,1 mil milhões USD em IDE em 2024, mas continua dependente dos megaprojectos

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) consolidou-se, em 2024, como...

Banco Central: Custo de vida poderá baixar, economia deve crescer

O Banco de Moçambique (BM) diz que a medida...