Sexta-feira, Agosto 15, 2025
spot_img

Três países lusófonos na nova lista de restrições dos EUA

A Administração de Donald Trump lançou uma nova lista de 36 países cujos cidadãos arriscam-se a ficar de fora dos Estados Unidos ou com restrições de acesso, caso não cumpram questões de segurança, à verificação de identidade dos seus cidadãos, e à aplicação de vistos.

A nova lista inclui 25 países africanos, dos quais três lusófonos, nomeadamente, Angola, Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe. A lista contempla países das Caraíbas, Ásia e Pacífico.

Os três lusófonos ainda não reagiram à medida. Para o caso de Angola isto poder ter a ver com a realização, este mês, da cimeira Estados-Unidos – África. Agora, Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe mantêm a prudência diplomática de reagir após uma comunicação oficial e directa por parte das autoridades americanas.

Uma directiva assinada no fim-de-semana pelo secretário de Estado norte-americano Marco Rubio atribui 60 dias a esses países para cumprirem com as exigências.

Em causa pode estar também a suposta falta de cooperação para facilitar a retirada de cidadãos seus dos EUA quando recebem solicitações nesse sentido. (Fonte: RFI)

Noticias Relacionadas

Cornelder investe 640 milhões na ampliação do Porto da Beira

A concessionária Cornelder de Moçambique anunciou a aprovação de...

Filipa Neves assume o Marketing da Unilabs na Ibéria

Unilabs anuncia a contratação de Filipa Neves para...

LUJU 2025: Música, Gastronomia e Cultura para Celebrar o Estilo Africano Contemporâneo

MAPUTO - O Standard Bank Luju Food & Lifestyle...

Access Bank distingue engenheira moçambicana no âmbito do ‘Power of 100 Africa’

No âmbito do 'Power of 100 Africa', iniciativa destinada...