Sexta-feira, Julho 12, 2024
spot_img

UBA chega ao distrito de Muanza reafirmando o compromisso “Um Distrito Um Banco”

Sofala, 30 de Novembro de 2023, o United Bank For Africa Moçambique – UBA, inaugurou a sua nova Agência Bancária no Distrito de Muanza. A inauguração foi dirigida pela Secretária do Estado na Província de Sofala, Sua Excia. Cecília Sandra Jerónimo Francisco Chamutota, e contou com a presença da Exma Senhora Dortea Hércules Ambrósio, Administradora do Distrito de Muanza, Filipe Mandlate Presidente do Conselho de Administração do United Bank For Africa Moçambique, Rotimi Mohunfola Administrador Delegado do United Bank For Africa Moçambique, Evandro Faustino Chefe de Serviço da Filial do Banco Moçambique – Beira e vários quadros séniores do United Bank For Africa Moçambique, autoridades locais e representantes comunitários.

O Presidente do Conselho de Administração Felipe Mandlate, tomando a palavra saudou e agradeceu a Secretária de Estado na Província de Sofala pela presença na cerimonia de inauguração afirmou que este acto revela compromisso pelo desenvolvimento da província.

“As minhas sudações e agradecimentos são particularmente dirigidas a Sua Excelência a Senhora Secretária de Estado na Provincia de Sofala por haver aceite, desperdiçar uma parte do seu precioso tempo e participar neste singelo acto, apesar da sua sobrecarregada agenda. Sua Excelência Senhora Secretária de Estado, a vossa presença neste acto revela o vosso compromisso pelo desenvolvimento da Província de Sofala, no vosso interesse de ver este Distrito de Muanza a prestar uma valiosa contribuição na economia da Província e no desenvolvimento do País .”

Segundo o PCA do UBA Moçambique, a experiência e o crescimento do Banco no País, região, Continente e os maiores mercados internacional faz do United Bank For Africa Moçambique um parceiro ideal para todos os clientes oferecendo soluções.

“O United Bank For Africa Moçambique é uma instituição financeira Africana focada no desenvolvimento socio​-económico de Africa, tem mais de 70 anos de experiência no mercado e neste momento opera em 20 países Africanos com representações nos EUA, França, Reino Unido e Emiratos Árabes Unidos. Encontra-se a operar em Moçambique há cerca de 10 anos. O nosso compromisso no mercado moçambicano é contribuir na materialização da política do Governo de inclusão financeira, através da ampliação do  acesso a produtos financeiros,  com flexibilidade, inovação e eficiência procurando sempre soluções financeiras mais convenientes aos clientes.”

Durante o seu discurso, o Presidente do Conselho de Administração, sublinhou a disposição do Banco em apoiar o desenvolvimento da comunidade

“Por ocasião da inauguração deste Balcão  do Banco UBA, no distrito de Muanza, gostaríamos de reiterar a nossa disposição e firmeza em apoiar pessoas singulares, empresas e organizações no desenvolvimento dos seus negócios no mercado local e nacional.

“Como Banco Pan-africano, queremos trazer para Muanza a experiencia desenvolvida pelo Grupo UBA nos vários países africanos onde opera e facilitar as transações dos principais agentes económicos locais com os países da região e do mundo. Este Balcão que hoje temos oportunidade de inaugurar é o segundo na Província de Sofala, depois da cidade da Beira ambas estabelecidas no corrente ano. Esperamos estender os nossos serviços a mais distritos e Províncias do País em resposta às necessidades dos clientes e aos  desafios de desenvolvimento” Disse Filipe Mandlate.

E por Fim, reafirmou o compromisso do UBA em providenciar as melhores soluções para o crescimento da Economia e contribuir no desenvolvimento desta região:

“UBA é um Banco Africano sensível às necessidades de desenvolvimento da sociedade, Para nós, Sofala é uma Província com um manancial imensurável de recursos e uma sociedade que inclui agentes económicos vibrantes. Esta Província é composta por distritos que oferecem  muitas oportunidades de desenvolvimento. A nossa responsabilidade como gestores e trabalhadores do United Bank for Africa Moçambique é fornecer as melhores soluções financeiras  e contribuir para crescimento sustentável dos negócios, é por isso que estamos aqui, em Muanza, com fim de contribuir no desenvolvimento desta região; temos a vossa disposição uma equipe de profissionais competes, criteriosamente selecionados e habilitados  a prestar-vos serviços financeiros mais ajustados as vossas  necessidades.”

Tomando a palavra a Sua Excia. Cecília Sandra Jerónimo Francisco Chamutota, Secretária do Estado na Província de Sofala, agradeceu pela implantação da nova agência do United Bank For Africa.

“Saudamos ao Banco UBA, por terem escolhido a província de Sofala e especialmente o Distrito de Muanza para a implantação de mais uma agência bancária, o que vai permitir a ampliação e diversificação dos serviços financeiros neste Distrito. Neste sentido, agradecemos o convite formulado para procedermos a inauguração desta agência.”

Dando seguimento com o seu discurso a chefe do Conselho dos Serviços de Representação do Estado referiu que:

“A Segunda (II) Prioridade do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 é: “Impulsionar o crescimento Económico, a produtividade e a geração de emprego” e, esta prioridade tem como Primeiro (I) Objectivo Estratégico: “Promover um ambiente macroeconómico equilibrado e gestão das Finanças Públicas”, por se considerar que “a manutenção de um bom ambiente macroeconómico é condição indispensável para a promoção do crescimento e desenvolvimento de um país, na medida em que este promove a estabilidade económica”. É aqui que os bancos desempenham um papel fundamental por serem instituições que recolhem a poupança de quem possui recursos excedentários e disponibilizam os mesmos para quem necessita, criando um movimento saudável e equilibrado na economia”.

Na mesma intervenção a Sua Excia. Secretária do Estado da Província abordou acerca do crescimento da implantação de agencias Bancárias na província

“De forma geral a província de Sofala registou um crescimento no que diz respeito a implementação de agências bancárias, passando de 54 agências em 2022 para de 63 agências bancárias até o presente momento. Esta evolução permitiu que todos os distritos da província tivessem uma representação bancária formal com cerca de 1.270.000 (um Milhão, duzentos e setenta) utilizadores de serviços bancários. Contudo, gostaríamos de sublinhar que mais de 70% das agências, existentes na província, estão concentradas na cidade da Beira, pelo que alegramo-nos pela implantação desta agência aqui no Distrito de Muanza.”

“Estamos cientes de que a abertura desta agência bancária irá contribuir para o desenvolvimento ao viabilizar projectos de investimento em pequenos negócios, mas também porque cria postos de trabalho, reduzindo o desemprego. Portanto, como Representação do Estado na Província continuaremos a acarinhar e a incentivar iniciativas desta natureza para o equilíbrio geográfico da distribuição da rede bancária e reassumimos o compromisso de tudo fazer para promover a cultura pela poupança na nossa população. “disse Cecília Chamutota.

A secretária de Estado terminou o seu discurso desafiando o United Bank for Africa para inovar e promover inclusão financeira

“Gostaríamos contudo de desafiar ao banco para: Apostar na inovação de produtos e serviços financeiros tendo em conta as caraterísticas do Distrito; Promover a inclusão financeira, abraçando jovens e mulheres empreendedores. Terminamos, reiterando os nossos agradecimentos ao UBA pelo convite e por esta iniciativa.”

O United Bank for Africa é uma instituição financeira pan-africana líder em serviços bancários com mais de 33 milhões de clientes, atendidos por diversos canais: mais de 1.000 escritórios comerciais e pontos de contato com clientes com 2.669 caixas electrónicos, 87.223 pontos de venda e robustos serviços bancários online. Operando em 20 países africanos com presença nos Estados Unidos da América, Reino Unido, França e Emirados Árabes Unidos, o UBA contacta particulares e empresas em toda a África com soluções financeiras para banca comercial e corporativa; pagamentos e remessas transfronteiriças inovadoras; financiamento comercial e serviços bancários auxiliares.

Entrevistas Relacionadas

BCI recebe distinção da AMS pelo apoio ao sector de seguros

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) foi recentemente...

Access Bank lidera iniciativa para promover crescimento económico de Cabo Delgado

O Access Bank Moçambique reforçou o seu compromisso com...

FNB anuncia novo Presidente do Conselho de Administração

FNB Moçambique nomeou Sérgio Chitará como novo presidente do...

First Capital Bank recebe garantia do IFC para impulsionar operações de Comércio Internacional

International Finance Corporation (IFC), braço do sector privado do...