Sábado, Abril 20, 2024
spot_img

Vitória Diogo visita o Parque Industrial de Beluluane

Sua Excelência a Secretária de Estado da Província de Maputo Vitória Dias Diogo visitou no dia 13 de Julho, o Parque Industrial de Beluluane.

Durante o seu discurso, a Secretária de Estado referiu que o Parque Industrial de Beluluane estabeleceu uma referência em Moçambique, África e no mundo inteiro, para qualquer investidor que deseje investir em Moçambique pelas suas contribuições essenciais das Zonas Económicas Especiais (ZEEs) e para o crescimento e desenvolvimento da economia, desempenhando um papel crítico na aceleração da industrialização, no aumento do desenvolvimento e crescimento, na atracção de investimentos directos estrangeiros e investimentos nacionais, no crescimento e diversificação das exportações de valor acrescentado e, por fim, na construção de uma economia industrial regionalmente diversificada.

Prosseguiu afirmando que o governo está imensamente orgulhoso do que o Parque Industrial de Beluluane alcançou e está totalmente empenhado em apoiar continuamente o empreendimento nos seus planos de desenvolvimento.

De acordo com a Secretária de Estado, o Parque Industrial de Beluluane está a cumprir um dos principais objectivos do governo – criação de emprego, ao acolher mais de 40 empresas de 17 países diferentes, gerando assim mais de 7000 empregos, sendo o maior empregador industrial da Província de Maputo. A empresa de cúpula MozParks está actualmente em processo de expansão a nível nacional, criando parques industriais para apoiar grandes projectos âncora. O governo em conjunto com o Parque Industrial continuará a gerar uma das muitas soluções para estimular o crescimento económico através da criação de empregos sustentáveis.

Sua Excelência, Vitória Diogo, aplaudiu o PIB pelo empenho no crescimento dos jovens em Moçambique através do programa de estágio MIMI NIKO KAZI que tem vindo a proporcionar aos jovens oportunidades através do estágio remunerado único desde 2018. Para além de criar empregos para os jovens, o programa dá uma oportunidade de demonstrar as suas capacidades e ao mesmo tempo permite oportunidades de formação para os jovens no sector privado. Esta iniciativa está a dar um importante contributo para as empresas e a indústria em Moçambique através do sector privado.

Sua Excelência foi recebida pelo Director Geral do Parque Industrial Beluluane, Onório Manuel, bem como por alguns directores de empresas do parque, Gil Cumaio (Mozal), Marco Correia (Duys Moçambique), David Scheepers (Capital Star Steel), Vinay Rana (Midal Cables) e Abhishek Dahiya (Beleza). Como parte da visita ao BIP, sua Excelência fez uma visita ao site da Duys Moçambique, chefiada pelo CEO da Duys Moçambique Lda, Marco Correia. Duys Moçambique Lda é uma empresa de Engenharia Mecânica, 100% moçambicana, estabelecida no parque industrial em 1999 e que emprega mais de 80 pessoas.

 

Sobre o BIP

O Parque Industrial de Beluluane é uma Parceria Público-Privada entre as Agências do Governo moçambicano para a Promoção do Investimento e Exportação (APIEX) e investidores suíço-moçambicanos. É o maior parque industrial em Moçambique e oferece isenções fiscais e benefícios especiais às empresas que operam na sua zona de comércio livre. O Parque está estrategicamente situado no Sul de Moçambique, onde se situa na espinha dorsal do Corredor de Desenvolvimento de Maputo, oferecendo a melhor entrada para os mercados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, Ásia e Europa.

spot_img

Próximos Eventos

Partilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas

Moçambique perde cerca de 2 milhões de meticais com contrabando de bebidas 

A Autoridade Tributária (AT) anunciou a apreensão de cerca...

MIC e CTA Preparam 10º conselho de monitoria do ambiente de negócios em Moçambique

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a...

Nampula pretende produzir mais de 200 mil toneladas de peixe em cativeiro

O Governo de Nampula projecta um aumento na produção...

AMOMIF: Procedimentos incorrectos nas discussões sobre salário mínimo prejudicam IMF

A AMOMIF (Associação Moçambicana de Operadores de Microfinanças) vai...

Notícias e Eventos

Artigos mais recentes

Maura Pindula: ʺO sucesso das empresas certificadas, é o testemunho do desempenho consistente da Energy Worksʺ

Na busca pela expansão dos negócios no mercado internacional, várias empresas nacionais enfrentam um obstáculo: A certificação. Em uma conversa com Maura Pindula, Gestora...

Que riscos devem ser monitorados nas finanças públicas?

Monitorar os riscos das finanças públicas para garantir a...

Moçambique vai aumentar a produção de milho com variedades geneticamente modificadas

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) para...

Moçambique perde cerca de 2 milhões de meticais com contrabando de bebidas 

A Autoridade Tributária (AT) anunciou a apreensão de cerca...

ExxonMobil analisa datas para anúncio do projecto de gás em Moçambique

A ExxonMobil pretende anunciar a Decisão Final de Investimento...

Agência do Zambeze investe 7,9 milhões de dólares em inovação agrária

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (AdZ)...

Presidente Nyusi propõe conversão da dívida em investimentos climáticos

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, sugeriu...