Sexta-feira, Abril 18, 2025
spot_img

Vulcan inicia construção da Central Térmica de 300 MW na mina de carvão moatize

A Vulcan realizou, na última quarta-feira, 17 de julho, a cerimónia de arranque das obras de construção da Central Térmica de 300 megawatts (MW), parte integrante do inovador Projecto de Transformação de Resíduos de Carvão em Energia, conhecido como “Waste To Energy”, na Mina de Carvão Moatize.

Este evento marca um momento histórico para a Vulcan e para a região, pois o projecto visa transformar mais de 20 milhões de toneladas de resíduos de carvão gerados anualmente na mina em energia eléctrica. Esta energia será utilizada tanto para alimentar as operações da mina quanto para beneficiar as comunidades locais.

O projecto está totalmente comprometido com o crescimento inclusivo, destacando-se pelos seus impactos social, económico e ambiental. A transformação de rejeitos de carvão em energia eléctrica não só promove a sustentabilidade ambiental ao reduzir a quantidade de resíduos, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico local através da criação de emprego e fornecimento de energia sustentável para as comunidades circunvizinhas.

A central térmica de 300 MW é um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável e próspero, reflectindo o compromisso da Vulcan com soluções inovadoras e sustentáveis que beneficiem a economia e o meio ambiente.

Noticias Relacionadas

Maputo acolhe RENMOZ 2025 e reforça papel na transição energética

A cidade de Maputo será palco da maior conferência...

Banco Mundial reforça apoio ao sector da energia e anuncia novos compromissos em reunião com o Ministro

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estêvão Pale,...

Governo acelera electrificação e alcança 60% de cobertura nacional

A Electricidade de Moçambique (EDM) investiu cerca de 3,1...