Como parte do seu compromisso na auto-sustentabilidade das comunidades, e, ciente da ânsia local por acesso a oportunidades, a Vulcan abriu mais uma página significativa para fortalecer a economia local e promover o desenvolvimento sustentável em Moatize com o lançamento do Programa para Fomento de Iniciativas Empreendedoras (PROFIE).
Com um orçamento de mais de 14 milhões de meticais, esta iniciativa nasceu de um mapeamento participativo realizado em 2023 e reflecte o compromisso da empresa em fomentar pequenos negócios capazes de gerar auto-emprego, ampliar o acesso a bens essenciais e dinamizar a economia local.
Na sua primeira fase, o programa vai beneficiar directamente 146 projectos, abrangendo pequenos comércios, serviços e iniciativas agrícolas entre outros. Destes, os primeiros 45 beneficiários já receberam kits adaptados às suas necessidades específicas, com um investimento de 5 milhões de meticais, marcando o início de uma jornada rumo à autonomia económica.
Transparência e impacto foram pilares fundamentais na selecção dos projectos, que seguiram critérios como viabilidade técnica, impacto na geração de emprego e alinhamento com salvaguardas ambientais e sociais. Tudo isso foi possível graças à parceria com o Governo do Distrito de Moatize, o Instituto Nacional de Emprego- Delegação de Tete e a Conselho Municipal da Cidade de Moatize.
Ademais, o PROFIE oferece suporte contínuo aos beneficiários, com acompanhamento técnico durante os próximos seis meses, garantindo a sustentabilidade dos negócios apoiados.
Na Vulcan, acreditamos que o empreendedorismo é uma alavanca poderosa para transformar vidas e comunidades. Este programa marca o início de uma jornada conjunta em prol de um futuro mais próspero e digno para todos.