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10 dicas úteis para uma entrevista bem-sucedida

Ainda que controverso, é sabido que, durante as entrevistas de emprego, os entrevistadores prestam atenção a diversos elementos, verbais e não-verbais, que podem fornecer informações adicionais sobre os candidatos.

Alguns desses elementos não têm uma correlação directa com a vaga em questão, mas, para os entrevistadores, podem fornecer informações secundárias úteis para a tomada de decisão. A opinião dos candidatos sobre a validade desses elementos é diversa: alguns são a favor, outros contra, e aparecem uns terceiros indiferentes.

É também sabido que vários factores podem afectar o estado emocional dos candidatos e, por conseguinte, influenciar os resultados de uma entrevista. Ainda que os entrevistadores experientes possam detectar estas situações e apoiar os candidatos a superá-las ainda na entrevista, o seu efeito pode continuar negativo. Por isso, deixo aqui algumas recomendações para os candidatos poderem analisar pessoalmente e preparar-se para as próximas entrevistas:

  1. Linguagem Corporal

A linguagem corporal (não-verbal) pode falar mais alto que palavras, sendo responsável por até 55% da comunicação em interacções cara-a-cara (Albert Mehrabian, 1971). E muitos entrevistadores estão preparados para detectar sinais não-verbais para fazer inferências sobre os candidatos. Por isso, recomenda-se aos candidatos que mantenham uma postura erecta, pois esta indica confiança.

Expressões faciais: Sorrisos, contacto visual e outras expressões podem mostrar entusiasmo, sinceridade e interesse.

Gestos: Mãos muito agitadas podem indicar nervosismo, enquanto gestos moderados podem demonstrar envolvimento na interacção com o entrevistador.

  1. Competências de Comunicação

As competências de comunicação são altamente valorizadas pelos entrevistadores. A comunicação verbal é uma das qualidades mais desejadas nos candidatos. Por isso, é recomendado que estes mantenham clareza e coerência no seu discurso, articulando pensamentos de forma clara. Adicionalmente, recomenda-se que pratiquem a escuta activa e tenham atenção ao tom de voz e à velocidade da fala. Um discurso muito rápido pode ser interpretado como nervosismo, enquanto falar devagar demais pode parecer falta de interesse ou preparação.

  1. Comportamento e Etiqueta

As primeiras impressões continuam a contar! Pesquisas indicam que os entrevistadores formam uma opinião sobre o candidato nos primeiros 7 segundos (Forbes, 2017). Além disso, comportamentos educados e respeitosos podem influenciar fortemente a percepção de competência.

Um dos primeiros comportamentos a avaliar é a pontualidade. Chegar na hora ou com antecedência mostra respeito e profissionalismo (e que não seja apenas na entrevista, mas um comportamento a manter durante toda a jornada profissional). E ainda se recomenda que os candidatos sejam educados com todos, não apenas com o entrevistador. Como trata o segurança, os outros candidatos e funcionários da empresa pode influenciar a decisão final.

  1. Aparência Geral

Embora superficial, a aparência pode ser interpretada como um reflexo do nível de cuidado com a imagem própria. No que diz respeito à apresentação pessoal, recomenda-se roupas adequadas e uma aparência cuidada. Adicionalmente, a higiene pessoal é mm factor importante, embora raramente mencionado directamente.

  1. Consistência e Autenticidade

A consistência nas respostas ajuda a construir credibilidade na mensagem que estiver a ser transmitida. Do outro lado, as inconsistências levantam suspeitas sobre a honestidade do candidato.

Respostas que mudam drasticamente podem levantar dúvidas sobre a autenticidade do candidato. E, na dúvida, os entrevistadores não avançam para as fases seguintes. Por isso, o que é dito no início da entrevista deve ser o mesmo que é repetido no final, se a pergunta for semelhante.

Como o candidato lida com perguntas difíceis ou situações hipotéticas pode indicar a sua capacidade de lidar com pressões no ambiente de trabalho. Sinais de honestidade ou de tentativa de impressionar demais podem ser notados.

  1. Interesse Genuíno

Os empregadores valorizam candidatos que demonstram um verdadeiro interesse na empresa e na vaga, uma vez que isso pode significar mais compromisso e longevidade. É por isso que os entrevistadores procuram identificar se os candidatos têm interesse genuíno. Este é um dado muito importante porque não raras vezes os candidatos encaram uma vaga como uma oportunidade transitória ou intermédia, enquanto não surgem vagas na sua área dos sonhos.

Esse interesse genuíno pode ser verificado através das perguntas que os candidatos colocam sobre a cultura da empresa, seus desafios e oportunidades. Aos candidatos, caso essas perguntas sejam respondidas, então proponham ideias de como poderão agregar valor à empresa e discutam como suas experiências anteriores podem contribuir para resolver desafios actuais da organização.

  1. Controlo Emocional

A inteligência emocional (IE) é uma das principais habilidades que os empregadores buscam nos candidatos. Daniel Goleman (1995) argumenta que a IE pode ser tão importante quanto o QI para o sucesso no trabalho. Com isto, recomenda-se que os candidatos mantenham a calma quando estiverem sob pressão. Entrevistas são situações naturalmente geradoras de stress.

Demonstrar que pode manter a compostura num ambiente de alta pressão é um indicativo da habilidade dos candidatos de lidar com stress no trabalho. E, para manter compostura, recomenda-se aos candidatos para não encarar uma entrevista como se fosse a última oportunidade da vida. É apenas mais uma oportunidade de várias.

  1. Adaptabilidade ao Estilo do Entrevistador

A capacidade de ajustar o seu comportamento ao estilo do entrevistador demonstra flexibilidade e habilidades interpessoais. Isto é crucial num ambiente de trabalho, onde a colaboração com diferentes tipos de personalidades é essencial. A isso se dá o nome de rapport.

Ajustar-se ao tom da conversa é a sugestão que deixamos. Se o entrevistador for formal, mantenha a formalidade. Se for mais casual, ajuste-se sem perder o profissionalismo. Isso ajuda a criar um ambiente de conforto e reciprocidade.

  1. Uso de Exemplos Práticos

De acordo com um relatório do LinkedIn (2020), o uso de exemplos concretos e resultados mensuráveis em entrevistas aumenta as chances de sucesso. Isso oferece uma visão clara das capacidades do candidato e sua aplicabilidade prática.

Recomenda-se aos candidatos que estruturem as suas respostas usando por forma a descrever como lidaram com desafios anteriores e que resultados foram obtidos.

  1. Positividade e Confiança ao Finalizar a Entrevista

Terminar uma entrevista positivamente pode deixar uma impressão duradoura. A última impressão é tão importante quanto a primeira. Portanto, na qualidade de candidato, ao encerrar a entrevista, agradeça ao entrevistador pelo tempo e reafirme o seu interesse na posição, destacando brevemente por que você acredita que é o candidato ideal. Se apropriado, pergunte sobre os próximos passos do processo.

Os elementos não declarados durante uma entrevista, como linguagem corporal, consistência nas respostas e controle emocional, podem ser tão importantes quanto as respostas verbais. Ao seguir estas recomendações, os candidatos podem não apenas melhorar a sua performance nas entrevistas, mas também aumentar significativamente as suas chances de sucesso. Lembre-se de que uma boa preparação, aliada a uma atitude positiva, faz toda a diferença no caminho para conquistar o emprego desejado.

Por: Vicente Sitoe – Director Executivo da SDO Moçambique

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