- Anúncio-spot_img

3 Passos para ganhar tempo para o que é mais importante

Análise de Mercado

Sabemos que os empreendedores são pessoas muito ocupadas sempre à procura de “ganhar tempo”. Com múltiplas reuniões e telefonemas, as vezes pode ser um grande desafio acompanhar todas as solicitações de um dia de trabalho. Se falamos num negócio que está a dar os “primeiros passos” podemos sentir que cada minuto que não trabalhamos é um minuto que nos afastamos dos nossos objectivos.

Mas a verdade é que o sucesso não depende de manter um horário apertado de compromissos ou estar a cada minuto a pensar na sua empresa. Mesmo os empresários de sucesso sabem que qualquer projecto para ser vencedor precisa de anos e não dias para crescer. E perceber o que está a funcionar e o que não vale a pena apostar é essencial para seguir em frente.

Mudar a mentalidade do estar “sempre ligado”, particularmente no início do ano pode ser uma tarefa difícil, no entanto com alguma organização é possível fazer uma gestão de tempo, o que nos levará à aproveitar melhor o tempo, mantendo e até aumentado a produtividade.

Como empresário tentamos vários truques e dicas ao longo dos anos para nos focar nas tarefas e conseguir separar o tempo pessoal do profissional. Isso é o mais importante. Algumas das tentativas funcionarão outra nem tanto. Mas para 2021 revelamos três segredos (que funcionam mesmo!) e que temos implementado para ganhar algum tempo para a vida pessoal.

Fazer primeiro, falar depois

Todos nós já tivemos aqueles dias em que ficamos completamente grudados no écran do computador por horas e horas. Você sabe que essa não é a forma mais saudável de passar o seu tempo. Provavelmente já tentou dividir o dia em vários momentos: Tempo para chamadas pessoais ou tempo para se focar em pequenas tarefas.

Essa pequena distracção poderá dar-lhe um alívio temporário mas não é efectivo. Deverá separa-se com fisicamente do seu espaço de trabalho e dar um tempo físico e mental das suas tarefas profissionais ou privadas.

Essas pausas aumentam consideravelmente a produtividade porque permitem a mente pensar em temas completamente diferentes e com isso fazer um verdadeiro reset. Desde uma pequena caminhada até uma volta ao quarteirão até mesmo ver o nascer do sol, esse tempo permite não só renovar energias mas também dar um passo atrás e ver o “big picture”, ver os desafios de uma nova perspectiva. Em particular esta técnica funciona bem depois de fazer um brainstorming ou encontro de balanço sobre sucesso ou falha de algum projecto.

Planeamento para o sucesso

Lê emails durante as reuniões ou lê as notícias durante uma apresentação de um cliente. Pode parecer que fazer duas coisas ao mesmo tempo lhe dá um avanço no seu trabalho, mas na verdade estar completamente focado na sua produtividade ou projecto é vital para aumentar a sua produtividade.  

No início da sua semana de trabalho, escreva os seus principais objectivos pessoais e profissionais. Comece por limpar a sua lista a partir das tarefas mais importantes e que requerem maior atenção primeiro. De seguida as tarefas que lhe fariam sentir bem no final do dia e por fim aquelas que poderia delegar ou ser finalizadas no dia seguinte.

Seja partindo o dia em blocos mais pequenos para atingir os seus objectivos ou outra técnica siga o formato que funciona melhor para si.

Delegue, Delegue sempre que possível

Como empresário decerto que já fez estar pergunta: “Se eu não fizer isto quem irá fazer? Na verdade enquanto estiver a trabalhar nos seus objectivos, irá sempre haver uma tarefa para completar, um telefonema a fazer ou uma reunião a marcar. Claro que à medida que o seu negócio cresce isso é muito bom sinal. O segredo é perceber que você não pode nem deve fazer tudo sozinho.

É sabido que uma boa equipa não se constrói de um dia para o outro e sem ela nunca será possível libertar-se da microgestão que lhe tira o tempo essencial para pensar e planear nos seu projectos. Como líder é importante confiar na sua equipa e claro como empresário saber delegar. Desse segredo falaremos numa próxima oportunidade.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -