Monday, October 19, 2026
spot_img

Canadá financia projecto para apoiar 200 PME em Moçambique

O Governo do Canadá está a financiar um programa destinado a apoiar 200 micro, pequenas e médias empresas (MPME) em Moçambique, com enfoque no reforço da competitividade, na digitalização dos negócios e na preparação das empresas nacionais para acederem aos mercados internacionais.

A iniciativa integra a segunda fase do projecto Comércio para um Crescimento Económico Resiliente, Inclusivo e Sustentável (TRISEG), lançado a 13 de Outubro, em Maputo, pela organização canadiana TFO Canada, em parceria com o Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME).

Financiado pela Global Affairs Canada, o programa prevê que 67% das empresas moçambicanas abrangidas sejam detidas ou lideradas por mulheres e grupos sub-representados, procurando ampliar a inclusão económica e as oportunidades de crescimento empresarial.

As intervenções incluem capacitação em gestão, preparação para exportação, transformação digital, acesso ao financiamento e adaptação às alterações climáticas. O objectivo é melhorar a capacidade das empresas para competir, diversificar os seus mercados e responder às exigências do comércio internacional.

Com duração prevista entre 2025 e 2030, o TRISEG abrange 16 países de África, Ásia, América Latina e Caraíbas. Em África, além de Moçambique, participam a Costa do Marfim, Etiópia, Quénia, Madagáscar, Nigéria, Senegal e Zâmbia.

A iniciativa prevê apoiar, no conjunto dos países participantes, 3.200 empresas, das quais 2.133 deverão ser detidas ou lideradas por mulheres e grupos sub-representados. O programa procura igualmente promover parcerias comerciais e facilitar a ligação entre empresas preparadas para exportar e compradores internacionais.

Em Moçambique, o projecto surge num contexto em que o acesso ao financiamento, a modernização tecnológica e a capacidade de cumprir os requisitos dos mercados externos continuam a representar desafios para muitas PME. A capacitação empresarial poderá contribuir para melhorar a produtividade e criar condições para a expansão dos negócios, embora os resultados dependam da implementação das acções previstas e do acesso efectivo das empresas aos instrumentos de apoio, escreveu o Diário Económico.

A parceria entre a TFO Canada e o IPEME pretende, assim, reforçar a participação das empresas moçambicanas no comércio internacional e promover um crescimento empresarial mais inclusivo e resiliente.

Noticias Relacionadas

Mozambique LNG avança com obras em Afungi e mantém meta de 2029

O Projecto Mozambique LNG está a avançar com trabalhos...

Épsilon abre oportunidades para fornecedores em Maputo e Pemba

A Épsilon Investimentos está a criar uma base de...

Novo licenciamento simplificado promete acelerar abertura de negócios

Moçambique vai adoptar novas regras para simplificar o licenciamento...

Novo Centro Pronto integra serviços de passaporte, BI, carta de condução e DIRE

Moçambique deu um novo passo na modernização da administração...