Terça-feira, Abril 30, 2024
spot_img

Lucro da Toyota duplicou entre Abril e Dezembro para 24,7 mil milhões de euros

A Toyota Motor anunciou resultados financeiros do período de Abril a Dezembro de 2023, com um lucro líquido que mais do que duplicou em relação ao ano anterior, atingindo 3,94 biliões de ienes (cerca de 24,7 mil milhões de euros). Este aumento foi acompanhado por um lucro operacional de 4,24 biliões de ienes (aproximadamente 26,6 mil milhões de euros), representando um crescimento de 102,1%.

Estes resultados são reflexo do número de vendas da empresa em 2023, com 11,23 milhões de veículos vendidos, o que a mantém como líder mundial de vendas pelo quarto ano consecutivo. A rival alemã Volkswagen vendeu 9,24 milhões de veículos no ano passado (mais 12%), enquanto a sul-coreana Hyundai-Kia manteve o terceiro lugar, com 7,3 milhões de unidades vendidas em 2023 (mais 6,7%).

Apesar destes números positivos, a Toyota enfrentou desafios, como as irregularidades nas medições de potência de motores a gasóleo em alguns modelos. A empresa suspendeu temporariamente as exportações dos motores e dos modelos equipados com os mesmos componentes e interrompeu a produção em quatro fábricas japonesas. Além disso, em Dezembro, a subsidiária Daihatsu suspendeu todas as entregas de veículos dentro e fora do Japão, após descobrir manipulações nos testes de segurança e emissões.

Apesar destes contratempos, a Toyota está confiante nas suas previsões para o actual ano fiscal, com expectativas de um aumento de 17,1% nas receitas de vendas de automóveis, para 43,5 biliões de ienes (cerca de 272,7 mil milhões de euros), e um crescimento de 79,8% no lucro operacional, para 4,9 biliões de ienes (cerca de 30,7 mil milhões de euros).

A Toyota Motor continua a ser uma força dominante no mercado automóvel global, enfrentando desafios com resiliência e mantendo uma posição de liderança através de inovação e excelência operacional.

Nota: Na matéria anteriormente publicada sobre Toyota, cometemos um erro ao atribuir os lucros acumulados à Toyota Moçambique. Na realidade, os lucros referem-se à Toyota a nível mundial. Pedimos sinceras desculpas pelos transtornos e apresentamos a notícia devidamente revista.

.

Entrevistas Relacionadas

Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO

O Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e...

Business EXPO, 26 de Abril de 2024

Business EXPO, um evento que destaca a diversidade e...

Agência do Zambeze investe 40 Milhões de meticais no programa piloto de produção orgânica

Decorreu esta terça-feira (20), na Agência do Zambeze actos...

Banco de Moçambique será confirmado como gestor operacional do fundo soberano

O Banco de Moçambique (BdM) está prestes a ser...