O Ministério da Indústria e Comércio realiza, próxima sexta-feira, em Chonguene, província de Gaza, as cerimónias centrais de lançamento da Campanha e Comercialização Agrícola de 2021.
O evento, que se vai realizar sob o lema “Comercialização Agrícola Dinamizadora do Agro-negócio e Industrialização”, será replicado em todo o país.
O objectivo é divulgar em linhas gerais, as acções de intervenção dos agentes económicos na cadeia de valor da comercialização agrícola, com a finalidade de garantir a absorção de todo excedente e melhorar a coordenação entre os produtores e intervenientes da cadeia de produção e comercialização agrícola.
O evento será realizado num modelo híbrido: Virtual e presencial, com a participação de expositores para a feira agro-industrial e de sserviços.
A cerimónia compreenderá três momentos distintos: Exposição de produtos locais, incluindo fortificados e serviços de apoio à cadeia de comercialização e produção; premiação dos intervenientes que mais se destacaram na campanha de comercialização agrícola 2020; e por fim, a realização do III Fórum Nacional de Comercialização Agrícola, um diálogo com intervenientes da cadeia de produção, comercialização, processamento, distribuição, consumo e exportação dos produtos nacionais.
A Comercialização agrícola desempenha um papel importante na economia nacional, constituindo uma das principais fontes de rendimento das populações, sobretudo das zonas rurais e um mecanismo de ligação entre as zonas de produção e os centros de consumo, bem assim um instrumento indutor para o aumento da produção e produtividade agrícola.