Wednesday, December 3, 2025
spot_img

Lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola

O Ministério da Indústria e Comércio  realiza, próxima sexta-feira, em Chonguene, província de Gaza, as  cerimónias centrais de lançamento da  Campanha e Comercialização Agrícola de 2021.

O evento, que se vai realizar sob o lema  “Comercialização Agrícola Dinamizadora  do Agro-negócio e Industrialização”,  será replicado em todo o país.

O objectivo é divulgar  em linhas gerais, as acções de intervenção dos agentes económicos na  cadeia de valor da comercialização agrícola, com a finalidade de garantir a  absorção de todo excedente e melhorar a  coordenação entre os produtores e intervenientes da cadeia de produção e  comercialização agrícola.

O evento será realizado num modelo  híbrido: Virtual e presencial, com a  participação de expositores para a feira  agro-industrial e de sserviços.

A cerimónia compreenderá três momentos distintos: Exposição de produtos locais, incluindo fortificados e  serviços de apoio à cadeia de  comercialização e produção; premiação dos intervenientes que mais se destacaram  na campanha de comercialização agrícola  2020; e por fim, a realização do III Fórum  Nacional de Comercialização Agrícola, um diálogo com intervenientes da cadeia de produção,  comercialização, processamento, distribuição, consumo e exportação dos produtos nacionais.

A Comercialização agrícola desempenha  um papel importante na economia  nacional, constituindo uma das principais  fontes de rendimento das populações,  sobretudo das zonas rurais e um  mecanismo de ligação entre as zonas de  produção e os centros de consumo, bem  assim um instrumento indutor para o  aumento da produção e produtividade  agrícola.

Noticias Relacionadas

Exportações de algodão resgistam queda acentuada, mas sector preserva potencial de recuperação

As exportações de algodão moçambicano registaram, em 2024, uma...

Eni aposta em 150 mil hectares para produzir 130 mil toneladas de óleo vegetal e criar 120 mil empregos em Moçambique

A multinacional petrolífera italiana Eni, operadora do empreendimento Coral...

Aprovados novos preços mínimos de referência para a comercialização do algodão

O Fórum Nacional dos Produtores de Algodão (FONPA) e...

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...