Wednesday, June 24, 2026
spot_img

Vale vai abandonar a exploração de carvão em Moçambique, mas sem data definida

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, disse que a mineradora Brasileira Vale vai mesmo retirar-se do negócio do carvão. O ministro assegura que o processo decorre a bom ritmo e que estão salvaguardados os direitos da população.

Limita-se a uma questão de tempo a conclusão do processo de retirada do mercado nacional da mineradora Vale, envolvida na exploração do carvão mineral no centro do país há mais de 10 anos.

“O primeiro passo será o negócio efectuado entre os dois accionistas, a Vale e a Mitsui, que irá permitir que  Vale tome conta de 100% do que existe quer na componente de infra-estrutura no corredor de Nacala, quer na componente do sector minério e esse passo deverá ser encerrado nas próximas semanas”, garantiu o ministro.

É do conhecimento do Governo que a Vale já contratou alguns bancos de investimento que estão a assessorar a identificação de empresas que tenham competências técnicas e financeiras para adquirir a participação da Vale no negócio. 

“O Governo tem estado a acompanhar o processo, assegurando que não seja posta em causa a continuidade das operações do empreendimento mineiro de Moatize de carvão nem no corredor de Nacala”, sustentou Tonela. 

As mais valias serão ainda objecto de uma avaliação da Autoridade Tributária de Moçambique 

Noticias Relacionadas

Moçambicanos esperam maior rigor na gestão dos recursos naturais, indica o último inquérito do Afrobarometer

A maioria dos Moçambicanos está insatisfeita com a forma...

MTN BUSHFIRE: O Maior Festival Multicultural de África Regressa de 29 a 31 de Maio em Eswatini

O MTN Bushfire regressa ao icónico House on Fire,...

TRAC quer continuar a gerir EN4 além de 2028

A Trans African Concession (TRAC), concessionária sul-africana da Estrada Nacional...

Radjha Ally e KA-TEMBE CONNEXION representam Moçambique no MTN Bushfire Festival 2026

Todos os anos, a cultura e o talento moçambicanos...