Para escoar produtos mineiros da exploração de areias pesadas de Chibuto, o distrito de Chongoene, na província de Gaza, vai em breve acolher obras para a construção de um porto, de pequena dimensão, além do Aeroporto Internacional, cuja edificação está no fim. O distrito tende a receber grandes investimentos que irão certamente catapultar a economia local.
A informação foi avançada esta segunda-feira (16) pela Rádio Moçambique (RM). Citando fonte (não identificada) da companhia chinesa que explora as areias pesadas de Chibuto, o órgão refere que, numa primeira fase, o porto a ser construído terá a capacidade de atracar navios até cinco mil toneladas de carga.
“Com vista à prossecução da iniciativa, aguarda-se nos próximos dias a concessão da licença pelo governo moçambicano para o arranque do projecto de construção do porto de Chongoene”, sublinha a RM.
Fonte daquela estação pública radiofónica anotou que neste projecto existe um plano âncora que a médio ou longo prazo vai construir cerca de dois quilómetros de rampa no mar, com vista a facilitar a atracagem de navios de grande calado para o transporte de maiores volumes de minérios.