Thursday, October 22, 2026
spot_img

Vale afasta-se da operação de carvão em Moatize até ao final do ano

A mineradora Vale pode encontrar um comprador para a sua operação de carvão Moatize em Moçambique até ao final deste ano, num movimento contínuo para alcançar uma carteira mais enxuta, disse o CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, em 7 de Outubro.

A Vale alienou os seus activos de ferroligas de manganês no estado de Minas Gerais, Brasil, na semana passada, na sequência da sua alienação do seu projecto de níquel e cobalto de Vale Nova Caledónia (Goro) no início deste ano, disse o CEO. “Moatize é o próximo”, disse ele.

Mais tarde, a empresa planeia também alienar as suas participações na siderurgia California Steel Industries (CSI) e Companhia Siderurgica do Pecem (CSP) no nordeste do Brasil, de acordo com informações apresentadas por Bartolomeo no evento.

A Vale tem alienado um conjunto de carvão, fertilizantes, potassa, aço e outros activos não essenciais desde 2015 e está a trabalhar numa potencial “remodelação” do seu negócio de metais base, que inclui cobre, níquel e cobalto, de acordo com o executivo. “Precisamos cultivar cobre no Brasil”, disse ele.

O maior mineiro de minério de ferro espera vender a sua operação de Moatize a um “operador responsável”, disse Bartolomeo. Os actuais preços elevados do carvão térmico e metalúrgico deverão ajudar na venda, disse ele.

Os preços do carvão de coque marítimo estão actualmente a atingir os máximos de sempre em termos de escassez global de oferta. A S&P Global Platts avaliou Premium Low Vol, ou PLV, inalterado no dia a $396/mt FOB Austrália, e CFR China estável no dia a $604/mt Oct. 7.

A Vale finalizou no início deste ano uma remodelação de Moatize, que está actualmente a produzir a uma taxa de 15 milhões de mt/ano e espera-se que receba equipamento para actualizar para 18 milhões de mt/ano até ao final do ano. A mina produz tanto carvão metalúrgico como térmico.

Moatize, que a Vale colocou em funcionamento em 2011, tem uma capacidade total de 22 milhões de tmt/ano de carvão.

Noticias Relacionadas

Bubble alarga a sua oferta de serviços à cibersegurança

A nova área Bubble Cyber Security disponibiliza serviços de...

Mais de 75% das empresas moçambicanas prevêem crescimento no próximo ano

A confiança das empresas moçambicanas atingiu em Setembro o...

Salários e dívida poderão absorver 96% da receita fiscal em 2027

O cenário macroeconómico para 2027 aponta para uma forte...

Conferência NEXUM promove diálogo sobre inovação, financiamento e liderança juvenil

A Associação Moçambicana de Jovens pela Igualdade de Género...