Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_img

Líderes da SADC vão participar da Cimeira da UA e da UE

Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) ou os seus representantes vão participar da Cimeira da União Africana e da União Europeia que terá lugar nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2022 em Bruxelas, Bélgica.

A Cimeira constituirá uma oportunidade para lançar as bases para uma parceria UA-UE renovada e mais profunda com o maior envolvimento político e baseada na confiança e numa compreensão clara dos interesses mútuos.

Os Chefes de Estado ou de Governo da UA e da UE participarão nas mesas redondas, juntamente com um grupo seleccionado de convidados externos que são especialistas nas suas respectivas áreas para discutir como os dois continentes podem colaborar na abordagem de temas como financiamento do crescimento, agricultura e desenvolvimento sustentável, apoio ao setor privado e integração econômica treinamento vocacional, entre outros.

A UE e os seus Estados-Membros têm dado apoio à integração regional na África Austral desde o início dos anos 2000 e, até à data, a UE forneceu mais de 415 milhões de euros de apoio ao processo de integração regional da SADC, além de financiamento bilateral a estados individuais. 

É de recordar que a última Cimeira UA-UE teve lugar há mais de quatro anos, em novembro de 2017, em Abidjan, Costa do Marfim.

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...