Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Melhoram exportações no primeiro trimestre de 2022

O mais recente Relatório de Conjuntura Económica e Perspectivas de Inflação (CEPI), de Julho, detalha que as importações situaram-se em 1,6 bilião de USD no primeiro trimestre de 2022, contra 940 milhões de USD registados em igual período de 2021, daí a variação de 724 milhões de USD.

“Os sectores que mais contribuíram no total das exportações foram o extractivo e o industrial, com destaque para o carvão mineral e o alumínio”, lê-se no CEPI.

Entretanto, as importações suplantaram (como é de praxe), as exportações. Dados do Relatório indicam que se no primeiro trimestre de 2021 a factura de importações foi de 1.5 bilião de USD, no período em análise situou-se em 6.2 biliões de USD, uma variação de 4.7 biliões de USD.

O CEPI relata que o aumento significativo das importações foi resultante da importação da plataforma flutuante Coral Sul FLNG no primeiro trimestre de 2022 (concretamente em Janeiro), para a Área 4 da Bacia do Rovuma.

A curto e médio prazo, perspectiva-se que as exportações continuem a aumentar, favorecidas pelo início da exportação do gás natural pela Plataforma FLNG Coral Sul prevista para o quarto trimestre de 2022.

Entrevistas Relacionadas

MozParks: Investir em Moçambique é investir no futuro da juventude

Desde 2018, a MozParks tem liderado esforços para abordar...

Produção animal prevista para crescer 8% em 2024, destacando-se o sector pecuário e pesqueiro

O Plano Económico e Social – PESOE 2024 aponta...

Projecções para 2024 apontam crescimento significativo na produção industrial de Moçambique

Para o ano de 2024, as projecções do PESOE...